Quinta-feira, 14 de janeiro de 2016 - 10h20
A Prefeitura de Porto Velho, por meio das ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), promove diversos planejamentos de reforço às ações dos produtores rurais do município. Um desses programas é o do Café Clonal, que na próxima sexta-feira (15), estará entrando no período de conclusão de sua primeira fase, quando duzentos produtores rurais, das mais diversas regiões do município, receberão milhares de mudas de café.
Lançado em 2013, com a formação de unidades demonstrativas, capacitação e assistência técnica para plantio e manejo, destoca e gradagem de áreas, além de outros incentivos, o programa tem de muitas formas ajudado os produtores rurais participantes. ”Agora, estamos fechando uma etapa com a distribuição das mudas”, disse Leonel Bertolin, secretário da Semagric.
A Prefeitura adquiriu um milhão de mudas do café clonal para serem doadas aos quatrocentos produtores participantes. A doação é dividida em duas séries, a primeira acontece no próximo dia 15 para os primeiros duzentos selecionados e a segunda acontecerá no último trimestre do ano.
Bertolin disse que o Município está levando nova esperança a muitos produtores que viam estacionar seus negócios e andavam pouco esperançosos. “O produtor rural passa a visualizar condições reais de lucro. Estamos incrementando hoje em Porto Velho o que há de melhor em termos de produção de café. Basta os produtores realmente seguirem as instruções técnicas que têm sido passadas e realizar as coisas de acordo com as orientações dadas que tudo vai dar certo”, afirmou.
O programa do Café clonal deve revolucionar a agricultura cafeeira do município e também ajudar a alavancar a economia da região. A média de produção de sacas de café por hectare plantado no estado de Rondônia é de 18 sacas por hectare. Com um milhão de mudas de café clonal sendo entregues aos produtores, espera-se colher entre vinte e oito a trinta mil sacas. Pois se aguarda uma produção de 50 a 70 sacas por hectare “Essas ações é que sedimenta a proposição do prefeito Mauro Nazif em transformar a capital de Rondônia em Município do agronegócio. O prefeito, muitas vezes, tem dito que é a agricultura que poderá definir o perfil econômico do município e nós estamos trabalhando com essa meta”, disse Bertolin.
Além da entrega das mudas de café, na próxima sexta-feira acontecerá também a entrega de diversos equipamentos para fomento de agroindústrias. Associações e cooperativas serão beneficiadas com o recebimento de insumos e equipamentos que levarão maior desenvolvimento aos agricultores.
Segundo informaram Licério Correa, secretário adjunto da Semagric, e Manoel Izídio, diretor do Departamento de Agroindústrias da Semagric, a Associação de Morrinhos vai receber uma farinheira, a cooperativa de estrategistas de açaí Coopemaruan vai receber uma despolpadeira de açaí, a Associação da Colônia Viçosa vai receber despolpadeira de açaí, moenda de cana, farinheira e outros utensílios.
Da região de Silveiras e Mutuns, no baixo Madeira, várias entidades receberão farinheiras, despolpadeiras e outros equipamentos, o mesmo ocorrendo com associações e cooperativas da região de Joana d'Arc I, II e III e também com moradores da Linha 11. “Porto Velho nunca havia visto as mudanças observadas atualmente no campo. Nunca ocorreu a formação de tantas agroindústrias. No máximo, o que existia era a venda de produtos in natura, mas agora estamos vendo o beneficiamento da produção nas próprias regiões onde se fixam os produtores. São novos tempos instaurados de 2013 para cá e Porto Velho vem sendo muito beneficiada com essa transformação”, observou Manoel Izídio.
Fonte: Ascom
Elero participa do 1º Feirão do Emprego e oferece 65 cursos gratuitos para qualificação profissional
A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) marcou presença no 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, realizado nesta segunda-feira (11) no Ginásio
SEINFRA inicia operação Tapa-Buracos em Porto Velho, anuncia vereador Everaldo Fogaça
Porto Velho começou a receber nesta semana os serviços de operação Tapa-Buracos realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA). O
O evento reforça que investir na formação e no empoderamento feminino é essencial para uma política mais diversa, inclusiva e representativa, que re
PL do Corpo de Bombeiros, que otimiza processo seletivo para temporários, é aprovado na Alero
O Projeto de Lei (PL) 889/25, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em plenário na sessão desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa de