Terça-feira, 18 de outubro de 2011 - 05h17
Em solenidade na manhã de ontem, segunda-feira, 17, no auditório da Emater, o governador Confúcio Moura e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, lançaram o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 para Rondônia. O secretário municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento de Porto Velho, José Wildes, representou o prefeito Roberto Sobrinho e compôs a mesa com demais autoridades.
Para Wildes a vinda do ministro ao estado representa o bom momento que Rondônia vive, tendo um bom relacionamento com o governo federal. “E quem ganha com esta união é a população, pois mais recursos chegam e fazem o desenvolvimento do estado”, disse o secretário que falou ainda ser de extrema importância o Plano Safra da Agricultura Familiar e a regularização que o estado está realizando no campo. “Com o título definitivo o homem do campo pode conseguir créditos e financiamentos. Isto vai ampliar sua produção e agregar valor ao seu produto e ainda estimula a permanência do agricultor no campo com mais dignidade e qualidade de vida”, comentou.
Estiveram presentes o secretário de Agricultura do Estado, Anselmo de Jesus, o senador Acir Gurgacz que é presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, a deputada estadual Epifânia Barbosa, o deputado federal Padre Ton, Laerte Gomes, Presidente da Arom e outras autoridades convidadas.
A deputada Estadual Epifânia Barbosa enfatizou que investir nos pequenos agricultores significa investir no desenvolvimento do Estado. “Eles são a base é onde tudo começa. É preciso dar condições para que cresçam e tenham uma vida melhor e tenham mais opções para aumentar sua renda e melhorar ainda mais a qualidade dos seus produtos”, disse.
O governador Confúcio Moura destacou que o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 destinará R$ 470 milhões para ações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em Rondônia. “Queremos fortalecer as atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionar um aumento de renda e agregar valor ao produto e à sua propriedade. Queremos modernizar o sistema produtivo, valorizar o produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares. Temos que acabar com a imagem que o homem do campo é pobre”, relatou.
O ministro do MDA, Afonso Florence, destacou que Rondônia tem grande potencial e que a parceria do estado com o governo federal tem sido de grande importância para que os recursos possam chegar. “O governador Confúcio Moura tem nos procurado com freqüência para juntos, encontrarmos soluções para desenvolver ainda mais este estado. Os projetos estão chegando e os recursos também e este estado tem tudo para se tornar uma grande potência na agricultura”, disse.
Fonte: Meiry Santos
Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia
A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d
O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O
Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg