Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semagric já distribuiu quase 200 mil mudas em Porto Velho


A prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) foi a primeira a começar a entregar mudas de café clonal para produtores rurais cadastrados no Programa Pró-Café em Rondônia. O lançamento foi no distrito de União Bandeirantes, na propriedade do agricultor Jezuel de Lago, morador da linha Triângulo que servirá de unidade demonstrativa, onde os técnicos da Semagric fazem o acompanhamento das 3.500 mudas entregues que já estão em desenvolvimento.

Para o subsecretário da Semagric, Francisco Evaldo de Lima, o prefeito dr Hildon Chaves está tendo todo cuidado com os produtores. “O investimento na agricultura cafeeira na capital é muito importante para o setor produtivo, dessa forma garante a economia que vem do campo. Quero parabenizar também cada um dos produtores que estão pegando essas mudas e que vão poder melhorar seus cafezais. Em breve também estarão colhendo, gerando renda no sítio e na cidade”, comentou Evaldo.

Com o uso de novas tecnologias de manejo e adubação, a lavoura do café tradicional até dobrou a produção de nove sacas por hectare para 18 sacas por hectare, contudo, incomparável à produtividade do café clonal, próxima das 60 sacas por hectare sem irrigação, podendo até chegar e ultrapassar as 150 sacas por hectare com a cultura irrigada.

Serão distribuídas 600 mil mudas para cerca de 300 produtores da capital que se cadastraram na Semagric e Emater. As mudas foram adquiridas por meio de recursos próprios da Prefeitura de Porto Velho. Até agora quase 200 mil mudas já foram distribuídas para produtores dos distritos de Jaci Paraná, União Bandeirantes, Extrema e Rio Pardo. O prefeito dr Hildon Chaves vai reescrever a história da cafeicultura da capital através do programa Pró-café.

Fonte: Semagric

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)