Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sema divulga principais ações de 2011


A secretaria municipal de Meio Ambiente obteve resultados positivos em suas ações no ano de 2011 como a redução das práticas das queimadas urbanas causas de diversos problemas para a sociedade, afetando a qualidade do ar e prejudicando a saúde com a grande quantidade de fumaça e cinzas causando sérios problemas respiratórios. Com a revitalização do Parque Natural, os portovelhenses têm a oportunidade de estar em contato coma natureza. Além disso, colocou a disposição a toda a população, mudas de árvores que produzem sombra gerando uma procura recorde. Segundo o secretário adjunto da Sema, Flávio Morais, o ano foi de realizações. “Conseguimos colocar a prefeitura de Porto Velho dentro das temáticas ambientais de hoje em vivencia no Brasil e no mundo. Todas as políticas Públicas que são trabalhadas no país, a Sema está trabalhando, sendo executora imediata ou, em parceria com outras instituições através de diálogos”, disse Flávio.

Queimadas

O Projeto Queimadas Urbanas Apague esta ideia feito através de ações educativas com palestras nas principais escolas do centro da cidade e nas zonas sul e Leste, Pit Stop, distribuição de folders, adesivos, propagandas na televisão e rádio e outdoors, além de ações repressivas desenvolvidas através de notificações e multa, executadas pelos fiscais da Sema, diminuíram os índices de queimadas no perímetro do município de Porto Velho. E em parceria com Corpo de Bombeiros e Exército incentivou a população a criar uma consciência de preservação e combate o desmatamento e as queimadas urbanas. As metas da campanha incluíam o aumento do número de denúncias na linha Verde da Secretária e a diminuição do número de atendimentos de crianças com problemas respiratórios foram alcançados com satisfação.

A reestruturação da secretaria foi necessária para que nos permitisse atender o que era proposto no código municipal de meio ambiente. O mais importante foi a unificação da fiscalização e licenciamento ambiental em uma coordenadoria. A criação de um departamento para coordenar as atividades do Parque Natural. Com o Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais foram firmadas várias parcerias e ampliadas as ações de controle ambiental. A redução de taxas, um dos benefícios para toda a população, serviu para desburocratizar o processo de licenciamento, permitindo que as microempresas e empreendedores individuais pudessem se regularizar do ponto de vista ambiental, registrando um aumento da procura para esta regularização.

Parque

No ano de 2011, o parque Natural de Porto Velho passou por diversas modificações visando a sua revitalização, como resultado obteve um aumento na visitação e a população voltou frequentar o local. As visitações que no ano de 2010 foram de cerca de 200 no final de semana passou a aproximadamente 1000. O local disponibiliza que o visitante faça trilhas, conheça o viveiro que produz as mudas para arborização da cidade, realize atividades esportivas e outros. O Viveiro Municipal, localizado dentro do Parque Natural de Porto Velho, produz as mudas que irão posteriormente atender as solicitações de plantio nas casas e as que são destinadas a arborização urbana. O viveiro possui atualmente uma capacidade de produção de 350 mil mudas por ano, levando em consideração o espaço físico total do viveiro.

Nasce uma Vida

Com o projeto ‘Nasce uma Vida, Plante uma Árvore’ a Sema fortaleceu as ações de arborização urbana através do vínculo afetivo que se desenvolve a partir da ligação do nascimento do filho com o plantio de uma árvore. As atividades do projeto acontecem em Porto Velho na maternidade municipal, onde nascem por mês cerca de 350 crianças. Após o nascimento da criança a mãe que desejar ter uma árvore em homenagem ao seu filho recebe uma ficha para preencher com os seus dados e posteriormente será coletada pelos técnicos da Sema para efetuar o plantio. “Cada criança participante do plantio de muda receberá uma placa de homenagem com a sua muda e um certificado com o termo de adoção da árvore plantada denominada ‘Amigo Protetor da Natureza’ e ‘Árvore da Vida’”, conta o adjunto.

Ativismo Verde

Os ‘Oito dias de ativismo verde’ foi realizado durante a semana mundial do meio ambiente. Foram desenvolvidas atividades voltadas para despertar na comunidade questões ambientais, levando informações capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimular o enfrentamento das mudanças ambientais e sociais. O evento iniciou no dia 5 de Junho, na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Durante a semana, os portovelhenses contaram com atividades recreativas como: tirolesa; rapel; escalada; cine curta da Amazônia; amostra de vídeos; ciranda de música; ciranda de arte e varal; ciranda da leitura; atividades do corpo de bombeiros e doação de mudas. O evento registrou a presença de mais de 3.000 pessoas.

Plano Municipal

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o seminário para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, que teve a participação dos moradores do distrito sede, os ribeirinhos, indígenas e moradores do eixo da BR, que juntos se reuniram para desenvolver um documento que norteasse e direcionasse as atividades no município. O Seminário para elaboração do plano municipal de educação ambiental ocorreu do dia 25 a 27 de outubro de 2011. Os participantes do seminário puderam trabalhar eixos temáticos para desenvolverem propostas que visem melhorar a qualidade de vida dos moradores nos temas propostos.

A Sema também produziu o primeiro relatório de qualidade do meio ambiente que está previsto em lei no código municipal de meio ambiente de Porto Velho que estará disponível para consulta pública. Nele consta a avaliação da qualidade do ar; Avaliação da qualidade dos recursos hídricos; Avaliação da poluição sonora, Avaliação do estado das Unidades de conservação e Avaliação das disposições finais dos resíduos sólidos gerados em Porto Velho.

Fonte:
Rebeca Barca

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)