Terça-feira, 25 de novembro de 2014 - 17h34
NONATO CRUZ
Decom-RO
Não houve quórum para a sessão plenária da Assembleia Legislativa em que seria decidida, nesta terça-feira (25), a abertura de processo contra o governador Confúcio Moura.
O presidente da casa, deputado Hermínio Coelho (PSD), declarou encerrados os trabalhos por volta das 15h20, quando havia apenas cinco parlamentares presentes. Ele lamentou que a empreitada fosse sepultada daquela forma e abandonou o plenário, enquanto populares que lotavam a galeria comemoravam o resultado.
A Assembleia Legislativa fez uma convocação pública para a sessão argumentando que seria decidida abertura de processo contra o governador pela prática de crime de responsabilidade. A ação foi proposta em representação assinada pelo servidor público Edivaldo Coelho da Silva e tem como base as informações contidas no inquérito instaurado pela Polícia Federal e que se tornaram públicas através da Operação Plateias. 
Desde o início da tarde, populares lotaram a galeria e se manifestaram a favor do governador Confúcio Moura. Pouco antes das 14h, o sistema de ar condicionado parou de funcionar e motivou protestos. Mas, em seguida, os aparelhos voltaram a funcionar normalmente.
Para que a ação prosperasse era necessária que fosse lida no plenário para, a partir daí, ser distribuída para análises nas comissões. Entretanto só compareceram, além do presidente Hermínio Coelho, os deputados Claudio Carvalho (PT), Ribamar Araújo (PT), Adelino Follador (DEM), Luiz Claudio (PR), Marcelino Tenório (PRP) e Neodi Carlos (PSDC).
O anúncio de que confirmou a falta de quórum para a sessão foi saudado com gritos e palmas na galeria do plenário. Algumas pessoas portavam cartazes de apoio ao governador Confúcio Moura, nos quais também estavam escritas frases que atacavam o presidente da casa, deputado Hermínio Coelho. Este ainda discursou, lamentando a ausência da maioria dos deputados, mas não foi poupado de sucessivas vaias por populares. Com receio da reabertura da sessão, eles permaneceram em plenário.
A leitura da representação contra o governador era apenas um dos itens da pauta do dia. A falta de quórum prejudicou a apreciação dos demais assuntos previstos. O documento assinado pelo funcionário Edivaldo Coelho da Silva poderá ser incluído nas pautas seguintes, até que compareçam deputados em número suficiente para que seja tornado público.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)