Sexta-feira, 25 de maio de 2018 - 08h40
Selo lançado na 8ª Rondônia Rural Show é um reconhecimento do trabalho coletivo de combater a febre aftosa no Estado
Rondônia tem o sétimo maior rebanho bovino do país e em comemoração ao reconhecimento do Brasil como área livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal foi lançado nesta quinta-feira (24) selo alusivo à febre aftosa durante a 7ª Rondônia Rural Show que acontece em Ji-Paraná até sábado (26).
O selo tem como imagem principal um boi Nelore da raça zebuína que representa mais de 80% do rebanho bovino do Brasil. Ele tem um brinco na orelha que remete a rastreabilidade com registro de genealogia. E ainda o verde do campo, o azul do céu e o amarelo do sol. Cores que fazem referências as predominantes na bandeira brasileira.
O lançamento do selo foi feito pelo governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), e Ministério das Comunicações por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. No Estado, a pecuária deu um salto nos últimos anos e o selo marca o reconhecimento de um trabalho conjunto do governo e de produtores rurais e uma conquista da sociedade rondoniense.
“Há 20 anos a pecuária era menos de 20% do que é atualmente e sem qualidade sanitária e de lá para cá Rondônia se tornou uma das maiores potências do Brasil”, conta o governador de Rondônia Daniel Pereira. O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, destacou que a situação atual da pecuária rondoniense é resultado de muito trabalho e da conscientização da importância de vacinar o gado contra a febre aftosa, mas a meta agora é tornar até maio de 2019 Rondônia livre de febre aftosa sem vacinação.
Desde 2003, o Estado foi classificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de Febre Aftosa. A febre aftosa é considera uma das principais ameaças para o rebanho. É uma das doenças mais contagiosas. Transmitida por vírus, é altamente mortal para os animais jovens e em menor grau leva a morte os animais adultos.
O secretário da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), José Paulo Gonçales, disse que através desse selo o trabalho realizado com a pecuária rondoniense vai correr no mundo todo através das correspondências.
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso