Sábado, 30 de maio de 2015 - 10h18
Técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) estão realizando uma busca ativa junto aos produtores rurais durante a 4ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, até amanhã (30). O objetivo é conscientizá-los sobre a importância deles procederam à realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das respectivas propriedades.
A Sedam mantêm equipes prontas para o atendimento ao produtor em estande localizado no pavilhão das Instituições, dentro do Hermínio Victorelli. Toda propriedade rural brasileira precisa ser documentada com o CAR. As que têm até 240 hectares, técnicos da Sedam e da Emater fazem o documento gratuitamente para o produtor. Acima deste tamanho o CAR deve ser feita em escritório especializado particular.
A meta do governo do estado é de que 180 mil propriedades sejam cadastradas ambientalmente até maio de 2016, quando encerra o prazo que foi ampliado recentemente pelo governo. Até abril deste ano 65 mil propriedades em Rondônia já foram documentadas com o CAR, segundo dados da Sedam.
Com o documento em mãos, o produtor rural fica com a propriedade legalizada e tem acesso a linhas de créditos e financiamentos. O piscicultor Jair Gomes de Oliveira, de Nova União, não teve acesso a esse benefício do financiamento bancário porque o CAR da propriedade dele não está finalizado.
“Queria comprar um caminhão, mas não vai ser dessa vez aqui na Rondônia Rural Show”, disse ele, que recorreu a um amigo para preencher o CAR do sítio dele, onde produz 30 toneladas/ano de Tambaquis e Pintados em oito tanques.
Situações como a do piscicultor de Nova União são relatadas com freqüência no estande da Sedam. “Todos os dias uns 30 produtores nos procuram para buscar esclarecimentos sobre pendências no CAR como a do senhor Jair. Muitos produtores recorrem a amigos para fazer o CAR, mas nem sempre o documento é finalizado, o que ocasiona impedimento na conclusão”, explica a técnica da Sedam Aline Gottardi, integrante da equipe na busca ativa durante a Rondônia Rural Show.
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Decom - Governo de Rondônia
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2