Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Secretário de Finanças recebe Comissão da PEC da Transposição


 
O titular da pasta de Finanças do Estado, José Genaro de Andrade, esteve reunido com representantes de Sindicatos do Estado em seu gabinete para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 483/05, que garante a transposição dos servidores ativo e inativo de Rondônia para os quadros da União. 

A comissão, formada pelos sindicalistas Israel Borges (Sinjur), Valdemir Andrade caçador (Sindifisco), Claymilton Alves (Simporo), Cícero Evangelista Moreira (Sinsepol), Mauro Roberto (Sindafisco), pediu apoio do secretário para engrossar a mobilização, junto as Federações do Comércio e Indústria, para que através das Confederações possa ter acesso ás bancadas. “Nossa luta não tem bandeira partidária. Buscamos a união de todos com o objetivo de que a PEC 483/05 seja aprovada no dia da votação prevista para 16 deste mês”, disparou Cícero Evangelista do Sinsepol. 

Genaro se comprometeu em entrar em contato com os representantes da Fecomércio e Fiero a fim de ajudar a comissão sindical e os trabalhadores que há anos anseiam pela transposição. “Vamos tentar sensibilizar as autoridades das federações para que encampem essa luta também. Com a aprovação da PEC 483/05 não serão beneficiados apenas os servidores, mas também o Governo do Estado, porque a transposição representa um alívio aos cofres públicos estaduais e resolve várias situações engessando o governo”, argumentou Genaro. 


Mais de 600 servidores do Estado vão à Brasília 

O secretário recebeu uma camiseta que será usada pelos servidores de Rondônia no dia da votação da PEC em Brasília no dia 16 de setembro. No dia 13 a caravana composta por 16 ônibus segue para Brasília. 

Com a intenção de sensibilizar, seiscentos e trinta servidores, que fazem parte da caravana percorrerão os mais de 500 gabinetes do congresso nacional. “Nosso objetivo é pressionar o PT e o PMDB, porque a transposição só será aprovada mediante o esforço conjunto do Palácio do Planalto, Congresso e dos sindicalistas”, enfatizou Mauro Roberto, presidente do Sindicato dos auditores fiscais de Rondônia. 

De acordo com a comissão sindical, a despesa da caravana, referente à hospedagem e alimentação está orçada em R$ 600 mil e o Governo do Estado deve bancar parte dessa despesa. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)