Segunda-feira, 23 de julho de 2012 - 11h45
A secretária municipal de Transporte e Trânsito, Rosa Maria Chagas, foi entrevistada pelo radialista Jonathas Trajano, no Programa Fala Porto Velho da rádio AM Boas Novas. Entre os vários assuntos abordados, a secretária falou de sinalização, redução de frota, denúncias da população, qualidade dos ônibus, acessibilidade e sobre aumento de tarifa.
Os ouvintes da rádio aproveitaram o espaço e a interatividade do programa, para questionar a secretária sobre o valor da tarifa dos coletivos em Porto Velho. Segundo uma ouvinte, ela recebeu a informação de que a tarifa deve aumentar nos próximos dias. “Não existe a menor possibilidade”, garantiu a secretária. Esse é um assunto, segundo ela, lançado como boato na cidade, por pessoas desinformadas ou com a intenção de tumultuar. “Nós acompanhamos as negociações entre os trabalhadores e os donos de empresas nas últimas semanas e a nossa posição foi sempre muito firme, nenhum reajuste de salário dado aos motoristas e cobradores seria repassado ao valor da tarifa cobrada do usuário”, enfatizou.
Frota
Outro ouvinte quis saber qual o posicionamento da prefeitura em relação à redução da frota, nos horários de menor movimento na cidade. “Normalmente a frota de ônibus é reduzida para uma quantidade razoável fora dos horários de picos, isso é verdade, mas é uma prática comum em todas as cidades, uma forma que as empresas utilizam para garantir o equilíbrio financeiro, ou seja para equilibrar os gastos” explicou a secretária, alertando que não pode ser uma medida abusiva e que a população não pode ser penalizada.
O radialista Jonathas Trajano questionou a secretária sobre a atuação do Ministério Público em relação ao transporte coletivo. “Na verdade, os órgãos fiscalizadores funcionam como parceiros nas ações do município, à medida que um relacionamento saudável e respeitoso resulta na garantia do melhor serviço oferecido à população. No caso do Ministério Público, qualquer denúncia da população nos respalda para cobrar e até autuar a empresa de ônibus que esteja cometendo alguma irregularidade”, esclareceu Rosa Maria.
Asfalto
Durante a entrevista, o radialista fez elogios às ações da prefeitura, que através de suas secretarias municipais de Obras – Semob, e de Projetos e Obras Especiais – Sempre, estão com várias frentes de trabalho, asfaltando mais dezenas de ruas na capital. Trajano aproveitou também para solicitar renovação da sinalização de algumas ruas da cidade. “Veja bem, a sinalização horizontal, faixa de pedestre e tartarugas precisam de um tempo para serem refeitas, após o asfaltamento, mas a Semtran está com uma programação para refazer a sinalização, logo após os asfaltamentos que a Semob e a Sempre estão concluindo,” disse a secretária.
Agentes
Outro assunto questionado foi a quantidade de agentes que o município possui para atender as demandas do trânsito. “Nós estamos hoje com 90 agentes contratados que atuam em todos os pontos da cidade, principalmente nos mais críticos onde o fluxo de carros é mais intenso, priorizando as escolas, com agentes na entrada e saída dos alunos. A nossa orientação é de que o agente atue mais como educador. A presença do agente nas ruas deve servir para inibir o mau motorista para que ele evite cometer a infração. Nosso objetivo não é fazer sempre a repressão, mas nós precisamos educar o mau motorista. Pelas estatísticas que nós temos, a nossa frota é de 210 mil veículos na cidade e apenas 1,5% são multados em média, entre as autuações da Companhia de Trânsito, Policia Militar e Agentes Municipais, é um número considerado bastante pequeno”, finalizou a secretária.
Fonte: Nara Vargas
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).