Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sebrae leva Educação Empresarial à educadores de Porto Velho e distritos

Mais de mil profissionais da educação municipal participaram de congresso e fórum sobre educação infantil


Sebrae leva Educação Empresarial à educadores de Porto Velho e distritos - Gente de Opinião

Educadores do município de Porto Velho participaram nesta quarta e quinta (19 e 20) do II Congresso Municipal de Educação e Fórum de Educação Empreendedora no auditório da Unopar em Porto Velho. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Sebrae em Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (Unir). Estiveram presentes o prefeito Hildon Chaves, o diretor técnico do Sebrae em Rondônia Samuel Almeida, o secretário municipal de educação César Licório, a secretária adjunta da Semed Gláucia Negreiros, além de aproximadamente 1.200 educadores de escolas públicas do município. O objetivo foi  encontrar estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem na rede pública. Durante o evento, profissionais do Sebrae ministraram palestras sobre educação empresarial e seus primeiros passos, voltado a crianças do ensino infantil.

Sebrae leva Educação Empresarial à educadores de Porto Velho e distritos - Gente de Opinião

“Uma temática fundamental para o crescimento e desenvolvimento sócioeconômico da região é o empreendedorismo, que faz toda diferença para uma sociedade que quer se transformar. É um congresso, é um fórum de educação que promove o crescimento de uma temática que precisa do comprometimento da base da sociedade, porque seus filhos estão nas escolas, estão se capacitando, crescendo, e esse crescimento precisa de conteúdo para que se possa gerar competitividade empresarial  aos pequenos negócios da nossa região”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves a parceria entre Sebrae e prefeitura  é fundamental: “O Sebrae nos traz a experiência de gestão, e ela deve ser incorporada ao dia a dia das nossas escolas, é esse o diferencial. Há doze anos que não se fazia um congresso desse porte, então é importante reunir os nossos professores. 90% dos nossos professores estão aqui discutindo os avanços na educação e o que nos queremos para a educação do nosso município, e essa postura da prefeitura já se refletiu no aumento da nota do Ideb que estava estagnado há dez anos em 4,8, e hoje está em 5,1. E o Sebrae vem nesse momento, em que estamos avançando, para nos dotar dos instrumentos de gestão”, explanou.

E a escola municipal de educação infantil José Augusto da Silva do distrito de Extrema foi uma das homenageadas por ter alcançado o Ideb 6,4. “É o reconhecimento do nosso trabalho que é feito em conjunto, não só dos professores, mas de todos que trabalham na escola. A gente tem o compromisso de sempre melhorar a educação e de sempre buscar o melhor para os nossos alunos. Não existe a fórmula mágica, existe o esforço em conjunto pela educação”, afirma Lucineide Ferreira Oliveira, vice-diretora da escola rural.

Um dos convidados palestrantes do evento voltado à educação no município foi o professor mestre José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal. “Quero repassar a esses educadores que o Brasil tem tudo que precisa para melhorar a educação e que não é um europeu, como eu, que vai dizer o que se precisa fazer. Eu percorro o país de ponta a ponta e o que vejo é que, temos professores extraordinários, grandes teóricos, grandes projetos, mas que passam na sombra porque o brasileiro tem síndrome do vira-lata, pensam que o que vem de fora que é bom. Encontrei no Brasil aquilo que um europeu não esperaria encontrar: educadores desvalorizados, mas que querem melhorar a vida das crianças e jovens, e encontrei instituições como o Sebrae que apoiam os professores”, afirmou Pacheco.

Durante todo o evento, a acessibilidade foi inclusa com a língua brasileira de sinais no contexto da escola bilíngue. Professores se revezavam na tradução das falas dos convidados.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae em Rondônia, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 080 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130-5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)