Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 - 12h05
São Carlos será o primeiro distrito da região do Baixo Madeira a receber o projeto de beneficiamento de pescado desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho. Foi o que confirmou esta semana o coordenador de Pesca da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Luiz Tamborim. O projeto será desenvolvido em parceria com a associação de pescadores do distrito.
De acordo com o que informou, na parceria a prefeitura se encarrega de construir a equipar a fábrica de beneficiamento que funcionará em um galpão. “A idéia é fazer com que mais valor seja agregado a esse produto da pesca artesanal, por meio do beneficiamento, e com isso aumentar a renda dos pescadores. O mesmo projeto também será implantado em Nazaré, Calama e Demarcação”, adiantou o coordenador.
Até o momento 80 pescadores estão incorporados ao projeto. Eles ainda serão capacitados para poderem operar os equipamentos instalados na fábrica. O produto do beneficiamento será voltado ao mercado local.
O projeto tem ainda a parceria do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), que está responsável pelo estudo de viabilidade do mercado, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que ministrará o curso de capacitação.
“Com a viabilidade desse projeto, a prefeitura pretende fomentar a sustentabilidade econômica desses pescadores, que passarão a vender seu produto diretamente à fábrica de beneficiamento. Eles também é que irão gerir a fábrica que será repassada pelo município à entidade que será criada por eles com essa finalidade, que pode ser uma cooperativa”, disse.
Fonte: Joel Elias
Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret
Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu
Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Partid
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.