Sexta-feira, 15 de maio de 2015 - 11h18
As várias frentes de obras de saneamento que existem em Rondônia são uma demonstração de que o governo federal nunca investiu tanto no estado, segundo avaliação do governador Confúcio Moura. A análise foi apresentada em entrevista coletiva, que contou com a participação do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “Com estas iniciativas podemos chegar a ter 40% de Porto Velho atendida com rede esgoto sanitário. Será um salto extraordinário na qualidade de vida da população”, afirmou.
O governador destacou que há cidades menores do estado com 100% do sistema de água e esgoto prontos. No caso de Porto Velho, os investimentos chegam a R$ 700 milhões para sistemas de esgoto e água. São três projetos de água em execução, dos quais um está paralisado, mas logo será retomado.
Conforme estabelecido no Sistema Sul de Esgotamento de Porto Velho, a região que compreende alguns bairros próximos à avenida Jatuarana e região do Hospital João Paulo II até a BR 364 terá 100% da rede de esgotamento sanitário construída. Na etapa seguinte será iniciada as obras do Sistema Norte de Esgotamento.
Além de enumerar municípios contemplados e valores envolvidos nas obras, Confúcio explicou que grande parte dos recursos são oriundos do Ministério das Cidades e que há contrapartida do estado.
Na área da habitação, segundo o governador, Rondônia deve atingir cerca de 50 mil moradias. Para este ano a previsão é de que sejam entregues 20 mil unidades. “Só em Porto Velho são 12 mil moradias, que estão quase prontas para entregar. As demandas serão acertadas nos próximos projetos”, destacou.
CRONOGRAMA
O ministro Kassab explicou que o objetivo da vinda a Rondônia é examinar projetos em andamento, obras executadas, cronogramas e analisar eventuais obstáculos que retardam inaugurações. Segundo ele, também foram tratadas com o governo estadual outras parcerias. Em alguns casos, os projetos são a longo prazo e isto demanda mais tempo nos cuidados para evitar problemas.
Ao referir-se às obas de saneamento básico, o ministro lembrou que o governo federal trabalha para chegar à universalização no tratamento de esgoto. “Viemos para identificar eventuais gargalos para que possamos superá-los o mais rápido possível e atingir as metas para o estado. Temos verba do orçamento e verbas para financiamento”, destacou Kassab.
MORADIAS
Quanto ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida, o ministro disse que a meta é entregar todas as unidades contratadas das fases I e II. Ele detalhou que nas duas etapas foram contratadas 3.758 mil unidades e entregamos 2.300 mil unidades. Está em fase de formatação a fase III, que constará em Medida Provisória, a ser encaminhada ao Congresso Nacional no final de junho ou início de agosto, para a contratação de mais 3 milhões de unidades. Kassab contabilizou que, uma vez executados todos os projetos, ao final de nove anos, o programa terá contratado 6.750 mil unidades.
Segundo Kassab, este é o maior programa habitacional do planeta e que beneficiará cerca de 25 milhões de pessoas, mais de 10% da população brasileira. “Vamos tratar dos prazos para que a seleção seja realizada e que Rondônia possa contar com número expressivo de unidades”, prometeu.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)