Quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 - 16h11
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estudou nos últimos três meses a possibilidade de ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em mais 5 regiões além da área urbana de Porto Velho. A decisão de expandir os serviços do Samu para os distritos foi tomada sob determinação do Prefeito Mauro Nazif em conjunto com o secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio.
Durante a primeira fase já foi implantado e encontra-se em pleno funcionamento o SAMU do distrito de Jacy-Paraná, com uma equipe multidisciplinar atuando 24 horas por dia. Além disso, a localidade também é auxiliada pelo Programa de Saúde da Família (PSF).
Para o distrito de Rio Pardo foi encaminhada uma ambulância adaptada, devido às dificuldades da estrada, que será utilizada no transporte de pacientes para Porto Velho e Buritis. E para manter a assistência no distrito e áreas adjacentes, novas contratações de profissionais de saúde acontecerão para a composição de Equipe PSF com autorização do Prefeito Mauro Nazif. Um médico vindo do Programa Mais Médicos chegou na região no dia 19 de dezembro e futuramente integrará a equipe de saúde completa com enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Segundo o secretário Domingos Sávio já encontra-se em fase final a implantação do Samu do distrito de São Carlos. A unidade de saúde do distrito já conta com um médico vindo do Programa Mais Médicos que abrange todos os pacientes da área do Baixo Madeira.“O atendimento inicial é realizado em São Carlos e, caso se verifique algum problema de resolução mais complexa, o paciente é transportado para Porto Velho. Porém, ao invés do transporte de lancha subindo o rio, que põe em risco tanto a vida do paciente como do condutor, em função das condições de transporte e distância, agora o usuário apenas fará a travessia de um lado para o outro do rio, onde uma ambulância do Samu estará à sua espera para efetivar o transporte via terrestre até Porto Velho. A própria comunidade local está ajudando a construir o posto de apoio para a instalação do Samu. Além disso, o novo método de transporte ajudará a economizar em torno de 670 litros de combustível”, destacou Domingos.
Já encontra-se em andamento também a implantação do Samu nos distritos de União Bandeirantes e Extrema, que devem ser concluídos até a metade de 2014. A proposta do prefeito de implantar cinco postos do Samu faz parte do trabalho de melhorias no acesso à saúde, que busca oferecer atendimento mais dinâmico, pois o Samu realiza atendimentos de urgência que podem salvar vidas.
Estuda-se ainda a possibilidade de integrar os resgates de urgência e emergência do Samu de Porto Velho aos municípios de Candeias do Jamary, Itapuã D'Oeste, Nova Mamoré e Guajará Mirim em uma administração centralizada na capital. Contudo, as discussões acerca do assunto deverão transcorrer ao longo de 2014.
Fonte: Collien Rodrigo
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)