Sexta-feira, 20 de julho de 2018 - 12h08
Iniciativa é diferenciada e destaque em nível nacional
A Sala do Empreendedor de Monte Negro, município do interior de Rondônia, distante cerca de 250 quilômetros da capital, Porto Velho, recebeu através de uma emenda parlamentar um veículo para ser usado nos serviços diários. A entrega foi realizada pelo prefeito Evandro Marques e o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia Valdemar Camata Júnior. Algo raro na gestão pública o país, o veículo da Sala do Empreendedor já está servindo de referência para outros municípios que pretendem viabilizar os seus próprios.
Camata destacou que Monte Negro é um dos poucos municípios de Rondônia que tem um cargo específico para o trabalho na Sala do Empreendedor. “Agora o município se destaca por ceder um veículo para ser destinado à Sala do Empreendedor que certamente trará ainda mais conquistas”, comemora.
O prefeito de Monte Negro explicou que esse incentivo se faz necessário pelos resultados que podem ser obtidos com a Sala do Empreendedor, onde quem quer abrir uma empresa ou resolver algum problema burocrático do seu empreendimento tem à disposição uma equipe especializada. “Com os investimentos que estamos fazendo, estamos ajudando o município”, afirma Evandro Marques.
O empresário José Carlos Fogaça confecciona peças em couro e teve a ajuda da Sala do Empreendedor para formalizar a sua atividade e constantemente recorre à equipe para emitir notas fiscais e fazer a prestação de contas de sua empresa. “É melhor quando a gente encontra tudo o que precisa em um só lugar e não precisamos ficar correndo. Esse tempo a gente usa para fabricar mais peças e divulgar o nosso trabalho”, avalia o empreendedor.
Para melhorar o atendimento à população, a Sala do Empreendedor de Monte Negro passou a funcionar nas dependências da Prefeitura, para poder agilizar as demandas, quando há necessidade de uma solução mais específica por alguma secretaria.
“A parceria com Sebrae possibilita que as funcionalidades da Sala do Empreendedor atuem conforme a Lei Geral das MPE, que muito além de atender o Empreendedor, estimula, capacita e oferece oportunidades para fomentar o crescimento da empresa em ações voltadas para aprimoramento do ambiente de negócios, melhorando tanto os processos internos (gestão) quanto os externos (comercialização)”, diz a analista técnica do Sebrae Rondônia Maria Tereza de Oliveira Marangon.
Atuação em Políticas Públicas
O Sebrae em Rondônia vem fazendo um trabalho de articulação institucional voltado para o apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPE). Iniciativas voltadas para garantir a adesão e aplicação correta da Lei Complementar 123/2006, a Lei Geral das MPE que trazem vantagens específicas para tornar o ambiente das Compras Governamentais mais favorável ao empreendedorismo local. Além disso, capacitações de técnicos dos municípios, consultorias, apoio na instalação de Salas do Empreendedor são algumas das ações que a Unidade de Políticas Públicas vem executando com êxito.
Para saber mais sobre as ações do Sebrae em Rondônia, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800 para a Central de Relacionamento. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130 5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO nas redes sociais.
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr