Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sai José Jorge e entra Robles na Corte Eleitoral de Rondônia


O juiz José Jorge Ribeiro da Luz, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) participou, na última terça-feira (01), da sua última sessão no Pleno do TRE. Ele ocupou uma das duas vagas de Juiz de Direito na Corte Eleitoral  no biênio 2012/2014. Na despedida, José Jorge teve a atuação elogiada por todos os membros que compõem a Corte Eleitoral, que enalteceram o desempenho do magistrado durante seu mandato.

O juiz federal Herculano Martins Nacif fez uso da palavra, afirmando que não poderia perder a oportunidade de registrar a sua manifestação formalmente nesta sessão especial. “Eu já atuo nesta corte há uns quatro anos e desde o primeiro dia que o doutor José Jorge passou a atuar nesta corte, eu aqui estava para minha satisfação e para o meu crescimento pessoal e profissional como julgador. Tem despedida que se não são queridas ao menos não são sentidas tão profundamente, mais existem aquelas que nos deixam saudades, que nos trazem tristezas e que nos apertam o coração, como esta do eminente magistrado José Jorge Ribeiro da Luz.” 

O magistrado Adolfo Theodoro Naujorks Neto também ressaltou a atuação do juiz José Jorge nestes longos anos de magistratura e dentre as tantas atividades exercidas. “Ele foi professor e é um exemplo para gerações de alunos. Tenho a honra de ter participado com você de tantas coisas, de ter feito parte desta caminhada e a honra de ter ombreado com você nesta corte.”

“É muito difícil falar desse momento em que participara pela sua última vez neste grau de jurisdição, o nosso querido José Jorge. Por causa do aprendizado, da sua conhecida serenidade, o quanto me influenciou nestes dias em que aqui labutamos juntos lado a lado nesta corte. Quão grande é minha satisfação de ter podido angariar toda sapiência, o conhecimento e a qualidade humana deste cidadão. Ainda hoje, nas manifestações de seus votos ele demonstrou mais uma vez o equilíbrio que é exigido de um julgador”, ressaltou o juiz federal Dimis da Costa Braga.

Já o corregedor regional eleitoral, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, ratificou tudo que foi dito pelos que antecederam e acrescentou que, “a trajetória de José Jorge realmente só engrandeceu a nossa Justiça comum e a nossa Justiça Eleitoral, sempre com muita dedicação, sempre em prol da Justiça e da cidadania. Enfim, um exemplo de magistrado”.

O presidente do TRE-RO, desembargador Moreira Chagas, disse que “não poderia deixar de registrar o brilho com que José Jorge conduziu a Escola Judiciária Eleitoral. O Tribunal não vai prescindir do seu auxilio para continuar naqueles projetos que você tão bem desenvolveu”.

Emocionado, O juiz José Jorge iniciou seu discurso mencionando João Américo, ao dizer que “sonhar, senhores, é viver acreditando que podemos alcançar nossos objetivos, ainda que as possibilidades não sejam favoráveis. Sonhar é viver correndo em busca de um sim, quando todos te dizem não, sonhar é correr uma corrida que só você sabe a importância de alcançar tal objetivo”.

O magistrado enfatizou a importância do quadro de servidores do Tribunal e agradeceu a todos que direta ou indiretamente trabalharam com ele. “Fico emocionado em deixar a corte do TRE. Aprendi muito neste Tribunal e cumpri com o meu dever nos julgamentos em que atuei na Justiça Eleitoral. Desejo sucesso aos colegas que seguem na nobre missão que é operar o Direito nesta casa”, salientou José Jorge.

O juiz José Jorge Ribeiro da Luz tomou posse na Corte Eleitoral em 02 de julho de 2012. O novo juiz de direito titular da Corte, José Antonio Robles, será empossado na tarde desta quinta-feira (03), ocupando a vaga para o biênio 2014-2016.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)