Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 - 12h20
O primeiro evento desta natureza ocorreu lá na metade da década de 1970, no minúsculo município de Não Me Toque, no interior do Rio Grande do Sul. Espalhou-se pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e chegou à Rondônia mostrando a força e as riquezas que vem do campo.
Neste Estado, até mesmo setores da economia não diretamente ligados ao campo, o comércio, a construção civil, entre outros, beneficiam-se do ótimo momento da produção agrícola. Por tabela toda a cadeia produtiva, que vai dos fornecedores de insumos aos grandes comércios de máquinas e implementos agrícolas, estão se agregando.
Bons negócios
Cálculos otimistas do secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, ao convocar empresários e produtores rurais para uma parceria positiva, indicam que a “Rondônia Rural Show” pode gerar negócios na casa dos R$ 350 milhões. Será uma marca histórica para uma feira que nasceu grande, orientada para a oferta de tecnologia de ponta ao agricultor da região, de outros polos e até de países vizinhos.
A “Rondônia Rural Show” é o primeiro grande evento de 2013 com lançamentos voltados para agropecuária e ocorre no momento em que os principais clientes já estão em condições de avaliar a produção de suas lavouras e calcular quais os investimentos serão necessários para o próximo cultivo. O evento trará um impacto positivo para a região central, por que não afirmar de todo o Estado.
Prática e dinâmica
Com objetivo de difundir a tecnologia no campo, sem shows, especialidades gastronômicas ou qualquer atração que possa desviar a atenção dos visitantes, o conceito das “feiras tecnológicas” que se espalhou pelo Brasil afora, aportou em Rondônia, que vem despontando como um novo celeiro agrícola e salta na frente na região Norte. Aqui os produtores rurais poderão ter acesso ao que existe de mais moderno no mundo das tecnologias avançadas num local só próximo de suas propriedades.
Para quem conhece o produtor rural, sabe que dificilmente ele acredita naquilo que não visualiza. Por isso a “Rondônia Rural Show” estará trazendo e apresentando as tecnologias modernas de maneira prática, consistente, dinâmica e organizada, propiciando novos conhecimentos. O espaço é democrático, onde o agronegócio coexiste pacificamente com agricultura familiar.
A proposta do governador Confúcio Moura é que, além de buscar as novas tecnologias, a “Rondônia Rural Show” possa atrair e ampliar a atenção do que existe de melhor na feira para as famílias e para a visita dos jovens. A participação da mulher mostrando também o poder das agroindústrias com certeza será outro ponto alto desta feira de tecnologia implementada no Estado, gerando maiores oportunidades aos produtores rondonienses.
Fonte: José Luiz Alves – Seagri / Decom
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)