Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia terá Fórum das MPEs



Criar o Fórum Estadual para Micro e Pequena Empresa e a Frente Parlamentar das MPEs em âmbito municipal, além de fortalecer a Frente Parlamentar Estadual. Esse foi o objetivo da visita do Sérgio Nunes Souza – Diretor do Departamento de MPEs no Ministério da Indústria e Comércio, que também representa o Fórum Nacional das MPEs, ligada diretamente ao MDIC, a Porto Velho na semana passada.

Rondônia terá Fórum das MPEs - Gente de Opinião
Sérgio Nunes (MDIC) esteve reunido com representantes do Sistema S

Sérgio foi recebido em reunião no auditório do SEBRAE por representantes do Conselho Deliberativo do SEBRAE em Rondônia Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio), Federação das Indústrias (FIERO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e pelo Sindicado das Micro e Pequenas Indústrias de Rondônia (SIMPI). Na oportunidade, o representante do MDIC, fez uma explanação sobre a importância do Fórum Estadual das MPEs e lembrou que através do Fórum as MPEs podem ficar ainda mais fortalecidas e vão poder discutir benefícios junto ao governo, seja municipal ou estadual e também pleitear redução de taxas tributárias junto aos parlamentos.

Durante conversa, os representantes do Sistema S deram sugestão de melhorias para o setor em Rondônia e pontuou ações que podem se desenvolver ainda mais com o apoio do Fórum e a Frente Parlamentar, visando o fortalecimento para o mercado globalizado.

Após reunião no SEBRAE, o representante do MDIC participou de uma coletiva na sede do SIMPI. Capitaneado pelo presidente do SIMPI, Leonardo Sobral que também é presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE RO, Sérgio Nunes falou aos jornalistas que o Fórum já foi instalado em 19 estados e que na Região Norte, os Estados do Acre e Tocantins, além de Rondônia, os trabalhos já foram iniciados com previsão de instalação em no máximo 40 dias.

Ele também destacou a participação do Fórum Nacional na aprovação da Lei Geral das MPEs, que hoje tira centenas de milhares de trabalhadores da informalidade para o setor formal com direitos assegurados em Lei.

Leonardo Sobral falou sobre a aprovação da Frente Parlamentar, na Assembléia Legislativa e frisou que a vinda de Sérgio Nunes a Rondônia é também para orientar os representantes das MPEs na busca de mais apoio, já que o País está em processo de eleição e deve haver mudanças de deputados na ALE.

“O empresário precisa ser participativo nas ações do Governo e para se tornar ainda mais competitivo precisa do apoio do Fórum. Hoje as MPEs representam mais de 90 das empresas no país e são além de contribuintes do Governo em suas três esferas, geradoras de milhões de empregos”, frisou Sérgio Nunes.

Fonte: Marcelo Reis/Sebrae
 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)