Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia - Secretário de saúde acolhe reivindicações do deputado Cirone Deiró

Sesau garante esforço para colocar UTI neonatal do Hospital Regional de Cacoal para funcionar


Rondônia - Secretário de saúde acolhe reivindicações do deputado Cirone Deiró - Gente de Opinião

“O Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) e o Hospital Regional de Cacoal formam o maior centro médico governamental fora da capital, Porto Velho. Uma grande estrutura que exige acompanhamento em todas as suas áreas de atuação”, afirmou o deputado Cirone Deiró (Podemos), em reunião com o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, e a adjunta, Katiane dos Santos. 

O deputado falou das necessidades de investimentos em áreas essenciais para o bom funcionamento dos serviços oferecidos à população, e também conheceu as ações que estão sendo planejadas para as duas unidades hospitalares.

 

UTI neonatal 

Em resposta à indicação apresentada pelo deputado Cirone Deiró, que pedia a imediata instalação da UTI neonatal no Hospital Regional de Cacoal, o secretário, informou que a demora se deve ao fato de que a instalação da UTI neonatal requer uma série de medidas complementares que vão assegurar o funcionamento com segurança de mais este serviço de saúde. Fernando Máximo assegurou ao deputado que a partir de agora, todas as forças da Sesau serão no sentido de colocar em funcionamento essa unidade de terapia intensiva.

 

Gastroenterologia e urologia 

Durante a reunião, o deputado Cirone também apresentou a necessidade de potencializar as áreas de gastroenterologia e de urologia do Hospital Regional. “São especialidade que precisam ser ampliadas para atender a demanda de pacientes que muitas vezes são encaminhados a Porto Velho, para fazer um exame que pode ser realizado em Cacoal, basta para isso, apenas uma ação da Secretaria de Saúde”, explicou.

 

São Daniel Comboni 

Cirone também apresentou ao secretário e sua equipe a necessidade da contratação de dois médicos oncologistas para o Hospital São Daniel Comboni. O deputado relatou a grande demanda de pacientes oncológicos, de todos os municípios da região central do estado. “Esses profissionais vão complementar o quadro de médicos que atendem diariamente centenas de pacientes que vão em busca de tratamento naquela unidade de atendimento oncológico”, justificou.

 

Núcleo de Fissurados 

Cirone também apresentou a necessidade de contratação de um ortodontista para o Núcleo de Fissurados de Rondônia que funciona no Hospital de Base. O parlamentar explicou que a contratação dará maior agilidade as demandas de atendimento do Núcleo de Fissurados de Rondônia. “Estive reunido com os coordenadores do Núcleo que apresentaram de forma detalhada todas as ações que estão realizando, e a contratação deste profissional vai contribuir muito com esse importante trabalho que é prestado aos pacientes”, disse.

 

Trabalho 

Por fim, o deputado apresentou um breve relato dos avanços na estruturação da rede municipal de saúde em Cacoal. Ele citou a recente entrega que a prefeita Glaucione Rodrigues fez da Unidade Central de Saúde (UCS), que reduziu o fluxo dos pacientes no Heuro. Segundo o parlamentar, a partir de agora, a Sesau tem que trabalhar para diminuir o tempo de internação dos pacientes. “Solicitei ao secretário e sua equipe maior resolutividade, como forma de diminuir o sofrimento dos pacientes que precisam esperar dias para um procedimento cirúrgico ou até mesmo um exame”, concluiu. 

Fernando Máximo disse que todas as reivindicações apresentadas pelo deputado Cirone são justificáveis, pela necessidade dos pacientes da rede pública de saúde. Segundo ele, essas reivindicações são recebidas como contribuições que passam a fazer parte do plano de trabalho da Sesau. “Ás vezes, não conseguimos atender imediatamente, mas acolhemos todas essas reivindicações com o reconhecimento de que o deputado está comprometido com o bem-estar da população”, assegurou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)