Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Rondônia se consolida como o 5° Estado no abate de bovinos


O Governo do Estado comemora mais um excelente resultado obtido no ano de 2007 no setor pecuário. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que em comparação a 2006 Rondônia saltou da 8ª para a 5ª colocação no ranking de abatimento de bovinos no País, com 1.941.609 de cabeças contra 1.674.940, deixando para trás o Rio Grande do Sul, que ocupava o quinto lugar; Minas Gerais (6º) e o Pará (7º).

Em termos regionais, o Estado ultrapassou o Pará, que em 2006 liderava o ranking ocupando a 6ª colocação no ranking nacional. Se comparados ao ano de 2000, quando foram abatidas 402.355 cabeças, os números revelam que a elevação de Rondônia no ranking foi de 50%, em sete anos, considerando que naquele ano o Estado ocupava a 10ª posição, conforme relatório da Seplan.

Com relação à comercialização, segundo o Mapa, o Estado comercializou, no último ano, 2,1 milhões de toneladas para cerca de 30 países da Europa, Oriente Médio e outros continentes, e também para Estados brasileiros, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Para o governador Ivo Cassol, o resultado é fruto do trabalho de defesa sanitária que sua administração tem priorizado com a proposta de manter o Estado livre de endemias, como a aftosa que graças às campanhas de vacinação realizadas duas vezes ao ano deixaram Rondônia livre da doença.

Ainda de acordo com a consulta do Mapa por Estado, março foi o mês que Rondônia mais abateu bovinos, com um total de 186.292 cabeças, seguido por agosto, 175.699; novembro, 175.301; e maio, 172.179. Setembro foi o mês que o Estado abateu menos, apenas 129.148 cabeças. 

O ranking do abate de bovinos do ano passado é liderado pelos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás, respectivamente.

Fonte: Veronilda Lima - Decom
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), junto com os deputados Ismael Crispin (PSB), Cássia Muleta (Pode) e Chiquinho da Emater a

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Le

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM  e cobra desburocratização

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM e cobra desburocratização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado estadual Sargento Eyder Brasil (PSL) defendeu um local digno de trabalho aos policia

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

A vereadora Cristiane Lopes (progressistas), mesmo em campanha do segundo turno rumo à prefeitura de Porto velho, não parou com os seus trabalhos le