Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia se consolida como o 5° Estado no abate de bovinos


O Governo do Estado comemora mais um excelente resultado obtido no ano de 2007 no setor pecuário. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que em comparação a 2006 Rondônia saltou da 8ª para a 5ª colocação no ranking de abatimento de bovinos no País, com 1.941.609 de cabeças contra 1.674.940, deixando para trás o Rio Grande do Sul, que ocupava o quinto lugar; Minas Gerais (6º) e o Pará (7º).

Em termos regionais, o Estado ultrapassou o Pará, que em 2006 liderava o ranking ocupando a 6ª colocação no ranking nacional. Se comparados ao ano de 2000, quando foram abatidas 402.355 cabeças, os números revelam que a elevação de Rondônia no ranking foi de 50%, em sete anos, considerando que naquele ano o Estado ocupava a 10ª posição, conforme relatório da Seplan.

Com relação à comercialização, segundo o Mapa, o Estado comercializou, no último ano, 2,1 milhões de toneladas para cerca de 30 países da Europa, Oriente Médio e outros continentes, e também para Estados brasileiros, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Para o governador Ivo Cassol, o resultado é fruto do trabalho de defesa sanitária que sua administração tem priorizado com a proposta de manter o Estado livre de endemias, como a aftosa que graças às campanhas de vacinação realizadas duas vezes ao ano deixaram Rondônia livre da doença.

Ainda de acordo com a consulta do Mapa por Estado, março foi o mês que Rondônia mais abateu bovinos, com um total de 186.292 cabeças, seguido por agosto, 175.699; novembro, 175.301; e maio, 172.179. Setembro foi o mês que o Estado abateu menos, apenas 129.148 cabeças. 

O ranking do abate de bovinos do ano passado é liderado pelos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás, respectivamente.

Fonte: Veronilda Lima - Decom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)