Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia pode ser modelo para implantação do PAS, diz Jesualdo



O Estado de Rondônia pode ser modelo na implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A sugestão foi apresentada pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ao ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, durante encontro realizado no último sábado, na cidade de Ji-Paraná.

Jesualdo Pires justificou a sugestão apresentada ao ministro ao destacar que Rondônia teve aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo Governo Estadual o Zoneamento Socioeconômico do Estado de Rondônia. “A realidade do Estado é bem diferente dos demais estados da Amazônia. A região ocupa lugar de destaque na produção de leite e agropecuária. É por isso o programa deve começar por Rondônia”.

Outra vantagem de Rondônia em relação aos demais Estados, na avaliação de Jesualdo Pires, é que o Estado tem aprovado o projeto de colonização, executado pelo Incra. “Temos que mostrar para o Brasil que Rondônia tem um modelo de preservação sustentável e por isso deve ser o marco do desenvolvimento sustentável. O Estado tem toda a estrutura para se adequar ao projeto”, disse.

Ele disse que a Operação Arco de Fogo, deflagrada pelo Ministério do Meio Ambiente em Machadinho do Oeste e Cujubim, não resolveu o problema do desmatamento. “Os toureiros que estavam nessas duas regiões se deslocaram para o Sul do Amazonas. Se existir outra operação da PF no Amazonas, eles continuarão se deslocando para outras áreas”.

O parlamentar disse ainda que o Poder Legislativo, por meio de todos os deputados, está à disposição do Ministério do Meio Ambiente na implementação de programas alternativos para tornar a Amazônia sustentável. Disse que o projeto será uma revolução para Rondônia e quem colherá esse fruto é a nação brasileira.
PAS é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados da região amazônica. Propõe estratégias e linhas de ação, aliando a busca do desenvolvimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente. Tem como objetivo geral implementar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, pautado na valorização da potencialidade de seu enorme patrimônio natural e sócio-cultural.

 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)