Quarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia pode ser modelo para implantação do PAS, diz Jesualdo



O Estado de Rondônia pode ser modelo na implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A sugestão foi apresentada pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ao ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, durante encontro realizado no último sábado, na cidade de Ji-Paraná.

Jesualdo Pires justificou a sugestão apresentada ao ministro ao destacar que Rondônia teve aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo Governo Estadual o Zoneamento Socioeconômico do Estado de Rondônia. “A realidade do Estado é bem diferente dos demais estados da Amazônia. A região ocupa lugar de destaque na produção de leite e agropecuária. É por isso o programa deve começar por Rondônia”.

Outra vantagem de Rondônia em relação aos demais Estados, na avaliação de Jesualdo Pires, é que o Estado tem aprovado o projeto de colonização, executado pelo Incra. “Temos que mostrar para o Brasil que Rondônia tem um modelo de preservação sustentável e por isso deve ser o marco do desenvolvimento sustentável. O Estado tem toda a estrutura para se adequar ao projeto”, disse.

Ele disse que a Operação Arco de Fogo, deflagrada pelo Ministério do Meio Ambiente em Machadinho do Oeste e Cujubim, não resolveu o problema do desmatamento. “Os toureiros que estavam nessas duas regiões se deslocaram para o Sul do Amazonas. Se existir outra operação da PF no Amazonas, eles continuarão se deslocando para outras áreas”.

O parlamentar disse ainda que o Poder Legislativo, por meio de todos os deputados, está à disposição do Ministério do Meio Ambiente na implementação de programas alternativos para tornar a Amazônia sustentável. Disse que o projeto será uma revolução para Rondônia e quem colherá esse fruto é a nação brasileira.
PAS é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados da região amazônica. Propõe estratégias e linhas de ação, aliando a busca do desenvolvimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente. Tem como objetivo geral implementar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, pautado na valorização da potencialidade de seu enorme patrimônio natural e sócio-cultural.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Instituto Instituto Vision Survey divulga pesquisa com pré-candidatos à vereadores de Porto Velho

Instituto Instituto Vision Survey divulga pesquisa com pré-candidatos à vereadores de Porto Velho

O Instituto Vision Survey divulgou nesta terça-feira 18.06 mais uma pesquisa de intenção de votos para pré-candidatos à vereador de Porto Velho.A li

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

Deputada Federal Cristiane Lopes Investe 3,3 Milhões no Projeto PCD + Mães Atípicas em Parceria com IFRO

A Deputada Federal Cristiane Lopes que a cada dia firma ainda mais seu compromisso com a educação e o cuidado das famílias atípicas, anunciou a dest

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)