Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia pode ser modelo para implantação do PAS, diz Jesualdo



O Estado de Rondônia pode ser modelo na implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A sugestão foi apresentada pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ao ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, durante encontro realizado no último sábado, na cidade de Ji-Paraná.

Jesualdo Pires justificou a sugestão apresentada ao ministro ao destacar que Rondônia teve aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo Governo Estadual o Zoneamento Socioeconômico do Estado de Rondônia. “A realidade do Estado é bem diferente dos demais estados da Amazônia. A região ocupa lugar de destaque na produção de leite e agropecuária. É por isso o programa deve começar por Rondônia”.

Outra vantagem de Rondônia em relação aos demais Estados, na avaliação de Jesualdo Pires, é que o Estado tem aprovado o projeto de colonização, executado pelo Incra. “Temos que mostrar para o Brasil que Rondônia tem um modelo de preservação sustentável e por isso deve ser o marco do desenvolvimento sustentável. O Estado tem toda a estrutura para se adequar ao projeto”, disse.

Ele disse que a Operação Arco de Fogo, deflagrada pelo Ministério do Meio Ambiente em Machadinho do Oeste e Cujubim, não resolveu o problema do desmatamento. “Os toureiros que estavam nessas duas regiões se deslocaram para o Sul do Amazonas. Se existir outra operação da PF no Amazonas, eles continuarão se deslocando para outras áreas”.

O parlamentar disse ainda que o Poder Legislativo, por meio de todos os deputados, está à disposição do Ministério do Meio Ambiente na implementação de programas alternativos para tornar a Amazônia sustentável. Disse que o projeto será uma revolução para Rondônia e quem colherá esse fruto é a nação brasileira.
PAS é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados da região amazônica. Propõe estratégias e linhas de ação, aliando a busca do desenvolvimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente. Tem como objetivo geral implementar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, pautado na valorização da potencialidade de seu enorme patrimônio natural e sócio-cultural.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido

A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia

Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes anuncia a retomada da investigação contra o leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)