Segunda-feira, 16 de junho de 2008 - 12h56
O Estado de Rondônia pode ser modelo na implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A sugestão foi apresentada pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ao ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, durante encontro realizado no último sábado, na cidade de Ji-Paraná.
Jesualdo Pires justificou a sugestão apresentada ao ministro ao destacar que Rondônia teve aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo Governo Estadual o Zoneamento Socioeconômico do Estado de Rondônia. A realidade do Estado é bem diferente dos demais estados da Amazônia. A região ocupa lugar de destaque na produção de leite e agropecuária. É por isso o programa deve começar por Rondônia.
Outra vantagem de Rondônia em relação aos demais Estados, na avaliação de Jesualdo Pires, é que o Estado tem aprovado o projeto de colonização, executado pelo Incra. Temos que mostrar para o Brasil que Rondônia tem um modelo de preservação sustentável e por isso deve ser o marco do desenvolvimento sustentável. O Estado tem toda a estrutura para se adequar ao projeto, disse.
Ele disse que a Operação Arco de Fogo, deflagrada pelo Ministério do Meio Ambiente em Machadinho do Oeste e Cujubim, não resolveu o problema do desmatamento. Os toureiros que estavam nessas duas regiões se deslocaram para o Sul do Amazonas. Se existir outra operação da PF no Amazonas, eles continuarão se deslocando para outras áreas.
O parlamentar disse ainda que o Poder Legislativo, por meio de todos os deputados, está à disposição do Ministério do Meio Ambiente na implementação de programas alternativos para tornar a Amazônia sustentável. Disse que o projeto será uma revolução para Rondônia e quem colherá esse fruto é a nação brasileira.
PAS é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados da região amazônica. Propõe estratégias e linhas de ação, aliando a busca do desenvolvimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente. Tem como objetivo geral implementar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, pautado na valorização da potencialidade de seu enorme patrimônio natural e sócio-cultural.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)