Segunda-feira, 16 de junho de 2008 - 12h56
O Estado de Rondônia pode ser modelo na implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS). A sugestão foi apresentada pelo deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) ao ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, durante encontro realizado no último sábado, na cidade de Ji-Paraná.
Jesualdo Pires justificou a sugestão apresentada ao ministro ao destacar que Rondônia teve aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo Governo Estadual o Zoneamento Socioeconômico do Estado de Rondônia. A realidade do Estado é bem diferente dos demais estados da Amazônia. A região ocupa lugar de destaque na produção de leite e agropecuária. É por isso o programa deve começar por Rondônia.
Outra vantagem de Rondônia em relação aos demais Estados, na avaliação de Jesualdo Pires, é que o Estado tem aprovado o projeto de colonização, executado pelo Incra. Temos que mostrar para o Brasil que Rondônia tem um modelo de preservação sustentável e por isso deve ser o marco do desenvolvimento sustentável. O Estado tem toda a estrutura para se adequar ao projeto, disse.
Ele disse que a Operação Arco de Fogo, deflagrada pelo Ministério do Meio Ambiente em Machadinho do Oeste e Cujubim, não resolveu o problema do desmatamento. Os toureiros que estavam nessas duas regiões se deslocaram para o Sul do Amazonas. Se existir outra operação da PF no Amazonas, eles continuarão se deslocando para outras áreas.
O parlamentar disse ainda que o Poder Legislativo, por meio de todos os deputados, está à disposição do Ministério do Meio Ambiente na implementação de programas alternativos para tornar a Amazônia sustentável. Disse que o projeto será uma revolução para Rondônia e quem colherá esse fruto é a nação brasileira.
PAS é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com os estados da região amazônica. Propõe estratégias e linhas de ação, aliando a busca do desenvolvimento econômico e social com o respeito ao meio ambiente. Tem como objetivo geral implementar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, pautado na valorização da potencialidade de seu enorme patrimônio natural e sócio-cultural.
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)