Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia pode exportar café para a China


Os chineses estão interessados no café rondoniense, segundo informou o empresário especialista na compra e venda deste produto, Lucas Borghi, ao secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani.

Em reunião em que participou o empresário Lucas Borghi, a deputada Glaucione Rodrigues, o secretário de Agricultura e outras autoridades ligadas ao setor, Lucas Borghi esclareceu que falta pouco para o café de Rondônia ser reconhecido internacionalmente. Segundo ele, o mercado asiático é um cliente importante que pode pagar mais pelo nosso produto beneficiando os produtores rurais rondonienses.

De acordo com Borghi, que comercializa o café de Rondônia em outros estados, o empresário e exportador Chinês Bunco Wong, conheceu o café rondoniense em São Paulo, demonstrando interesse em adquirir o produto rondoniense, pelo sabor e aroma e que os preços são convidativos.

Para o café de Rondônia conquistar o mercado externo, de acordo com os dados apresentados por Lucas Borghi, os produtores rurais precisam melhorar a qualidade do produto usando novas tecnologias e manejo adequado nas lavouras. Assim, o cliente vai pagar mais pelo nível diferenciado, que vai desde o sistema de plantio até a colheita.

Um café de boa qualidade tem as portas abertas na China e para que isso ocorra, a secretaria de Agricultura, em parceria com Emater, vai convocar as indústrias e os produtores rurais no sentido de que seja melhorada a qualidade do café na busca deste mercado.

Fonte: José Luiz / Seagri
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)