Sábado, 10 de maio de 2014 - 00h06
Durante a solenidade de posse do Conselho Estadual de Direitos Humanos e do Comitê Estadual para Prevenção e Combate à Tortura no Estado de Rondônia, o governador Confúcio Moura, assinou junto à ministra-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, o Termo de Adesão do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites.
“O Plano é um compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil,, proporcionando mais oportunidades, direitos e cidadania”, destaca o governador.
Para o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, a adesão ao Plano Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites é um importante passo para a garantia de direitos da pessoa com deficiência, já que se trata de um conjunto de políticas públicas que garante acesso à educação; inclusão social; atenção à saúde e acessibilidade.
Um dos benefícios na adesão do Plano é a inclusão de pessoas com deficiência no Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que oferece cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada, também conhecidos como cursos de qualificação profissional.
O Viver sem Limite garante que não sejam criadas turmas específicas para pessoas com deficiência e que não seja destinado quantitativo de vagas exclusivas para esse público. Todas as vagas do Pronatec poderão ser acessadas por pessoas com deficiência, independentemente do ofertante, do curso e do tipo de deficiência, com atendimento preferencial na ocupação das vagas.
O plano estabelece, ainda, ações relativas à construção de casas adaptáveis no Programa Minha Casa, Minha Vida; centros tecnológicos para formar treinadores e instrutores de cães-guia; instituição do Programa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva; linha de crédito para aquisição de tecnologia assistiva; e desoneração de produtos de tecnologia assistiva .
Fonte
Texto: Luana Lopes
Decom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)