Quarta-feira, 21 de maio de 2008 - 17h13
Em discurso no plenário da Câmara na tarde desta quarta-feira, 21, o deputado federal Moreira Mendes (PPS) comemorou a realização do leilão para construção da usina de Jirau, antecipando, porém, que a população do estado de Rondônia espera receber um tratamento diferenciado do consórcio vencedor, liderado pelo grupo Suez. "Fico muito feliz e já percebo que este consórcio com o pé direito e vai dar um tratamento diferenciado para a população de Rondônia, não com a arrogância com que trabalha a Odebrecht, que não se preocupa muito com a população e não prestigia o empresariado e mão-de-obra local" disse ele, revelando que está havendo uma dificuldade muito grande de entrosamento entre a comunidade rondoniense e o consórcio responsável pela construção da hidrelétrica de Santo Antônio.
Para o deputado, além de um deságio de 21,53% em relação ao preço estipulado pelo governo, outro fator extremamente positivo é o fato de que a conclusão da hidrelétrica de Jirau pode ser antecipada em um ano, de 2013 para 2012, conforme anunciou o grupo Suez. "Essa é uma notícia muito importante. É mais um passo que Rondônia dá rumo ao seu destino histórico de progresso e de desenvolvimento", frisou.
Moreira Mendes lembrou que o grupo Suez já comanda a Tractbel, empresa responsável por aproximadamente 10% da geração de energia no país. "Jirau é uma prioridade para o governo, está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), uma obra que terá capacidade para gerar 3,3 megawatts de energia, e isso é importante não só para Rondônia, mas para todo o Brasil".
O deputado informou que, logo após o resultado do leilão, foi procurado por representantes do consórcio para promover uma aproximação do grupo com os empresários rondonienses, e aproveitou para fazer uma referência especial ao presidente do consórcio, Vítor Paranhos, e ao presidente do grupo Suez no Brasil, Maurício Bahar. "Eu quero parabenizar esse consórcio, o presidente Vítor Paranhos, e especialmente Maurício Bahar, presidente da Suez aqui no Brasil, esperando que eles possam fazer o melhor por Rondônia e o melhor pelo Brasil", concluiu.
Fonte: Claudivan Santiago
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (04), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, considerada uma das medidas

Alex Redano anuncia destinação de R$ 7 milhões para recuperação de ruas em Ariquemes
A Prefeitura de Ariquemes recebeu R$ 7 milhões destinados à recuperação de ruas do município. O recurso foi viabilizado por meio de articulação do

Assembleia aprova prorrogação do prazo de adesão ao Refaz ICMS
Na última terça-feira (3), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1269/2026, que prorroga o prazo de

Deputada Ieda Chaves propõe modelo de condomínios residenciais para idosos em Rondônia
Em um movimento que busca antecipar os desafios do envelhecimento populacional na região Norte, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) proto
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)