Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia discute potencialidades para investir no Turismo Rural



O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, se reuniu com integrantes do Movimento Grito da Terra, principal ação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com o intuito de discutir e diagnosticar potenciais para o Turismo Rural no estado.

Gente de Opinião

Júlio Olivar em reunião com representantes do MSTTR para discutir potencialidades do Turismo Rural

A modalidade vem crescendo em ritmo acelerado no País, e segundo a Organização Mundial do Turismo, o segmento tem grande potencial, e se calcula que pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o campo.

Para Júlio Olivar, as áreas rurais merecem um olhar mais atento, pois oferecem uma gama de vantagens para a economia do estado, e com amplas possibilidades de induzir a visitações, atraindo os turistas para as fontes de produção do artesanato, gastronomia, cultura e, principalmente, o modo de vida no campo.

Os integrantes do Movimento em conjunto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), buscaram o apoio da Setur para identificar e selecionar esses polos para posteriormente trabalhá-los como destinos turísticos, ofertando dia no campo, hospedagem e gastronomia típica.

O superintendente explicou que o primeiro passo é conhecer a oferta, e em seguida trabalhar com oficinas de qualificação para preparar os produtores para o Turismo Rural, orientando-os quanto às potencialidades e oportunidades de negócios turísticos no meio rural, a condução de turismo, hospedagem e atendimento ao cliente, entre outras orientações.

“Este segmento funciona como um dínamo na regionalização do turismo, uma vez que além de valorizar o setor rural, amplia a economia regional, e diversifica a oferta turística gerando novas oportunidades de trabalho e agregando valor ao produto primário por meio da verticalização da produção”, enfatizou Olivar.

O superintendente também propôs um pacto pelo desenvolvimento do turismo rural, começando pelo inventário que começará a ser feito em dez propriedades do estado e, em seguida, definição do diagnóstico e o plano estratégico.


Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: Taciana Guzman
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)