Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia destaca-se com projetos especiais na região Norte


Mais uma vez Rondônia se destaca com a realização de projetos voltados à Educação, a exemplo do Formação pela Escola, que está sendo desenvolvido desde setembro do ano passado com conclusão prevista para este mês de maio. Promovido numa parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência de Projetos Especiais (GPE), com a Secretaria de Educação a Distância do MEC e as Secretarias Municipais de Educação, o curso tem por objetivo oferecer capacitação continuada a distância para gestores, professores e demais profissionais da educação que trabalham com a aplicação de recursos federais em programas, como o de Alimentação Escolar (PNAE), Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Livro (PLi), Brasil Alfabetizado (PBA) e de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a responsável pela GPE/SEDUC, Márcia Cassol, Rondônia é o único Estado da região Norte a participar desse projeto-piloto de formação, através da internet, juntamente com o Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará e Piauí. Neste mês concluem o curso cerca de 880 pessoas, 160 das quais de Porto Velho, que a partir de junho formarão a rede de cidadãos voltada à gestão do controle social dos recursos públicos destinados à educação.

Márcia Casol destacou que todos os projetos têm o apoio do governador Ivo Cassol e do secretário estadual da Educação, Edinaldo Lustoza, em atendimento à política de melhoria do ensino público da rede estadual.

Um outro projeto destacado por Márcia Cassol, que também faz parte do Fundescola, é o Escola Ativa, que trabalha com instituições de ensino multiseriadas rurais municipais com o objetivo de reduzir a evasão e o índice de repetência escolar. "Todo o material, chamado de Guia de Aprendizagem, é específico à alfabetização na área rural, contemplando as disciplinas de português, matemática, ciências, geografia e história", disse a gerente, explicando que atualmente são beneficiados por este projeto 12 mil alunos de 346 escolas de 24 municípios rondonienses.

Ainda segundo Márcia Cassol, este ano já foram capacitados 120 professores para a alfabetização, restando ainda dois pólos com 110 professores. "O Escola Ativa é importante porque atua diretamente na base, ou seja, com a alfabtização na zona rural, onde o acesso ao estudo é mais difícil, principalmente na região amazônica", concluiu Márcia.
 

 

 

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)