Sexta-feira, 25 de maio de 2007 - 18h32
Mais uma vez Rondônia se destaca com a realização de projetos voltados à Educação, a exemplo do Formação pela Escola, que está sendo desenvolvido desde setembro do ano passado com conclusão prevista para este mês de maio. Promovido numa parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência de Projetos Especiais (GPE), com a Secretaria de Educação a Distância do MEC e as Secretarias Municipais de Educação, o curso tem por objetivo oferecer capacitação continuada a distância para gestores, professores e demais profissionais da educação que trabalham com a aplicação de recursos federais em programas, como o de Alimentação Escolar (PNAE), Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Livro (PLi), Brasil Alfabetizado (PBA) e de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com a responsável pela GPE/SEDUC, Márcia Cassol, Rondônia é o único Estado da região Norte a participar desse projeto-piloto de formação, através da internet, juntamente com o Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Ceará e Piauí. Neste mês concluem o curso cerca de 880 pessoas, 160 das quais de Porto Velho, que a partir de junho formarão a rede de cidadãos voltada à gestão do controle social dos recursos públicos destinados à educação.
Márcia Casol destacou que todos os projetos têm o apoio do governador Ivo Cassol e do secretário estadual da Educação, Edinaldo Lustoza, em atendimento à política de melhoria do ensino público da rede estadual.
Um outro projeto destacado por Márcia Cassol, que também faz parte do Fundescola, é o Escola Ativa, que trabalha com instituições de ensino multiseriadas rurais municipais com o objetivo de reduzir a evasão e o índice de repetência escolar. "Todo o material, chamado de Guia de Aprendizagem, é específico à alfabetização na área rural, contemplando as disciplinas de português, matemática, ciências, geografia e história", disse a gerente, explicando que atualmente são beneficiados por este projeto 12 mil alunos de 346 escolas de 24 municípios rondonienses.
Ainda segundo Márcia Cassol, este ano já foram capacitados 120 professores para a alfabetização, restando ainda dois pólos com 110 professores. "O Escola Ativa é importante porque atua diretamente na base, ou seja, com a alfabtização na zona rural, onde o acesso ao estudo é mais difícil, principalmente na região amazônica", concluiu Márcia.
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025
A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo
Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)