Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia atualiza instituições em ferramenta de autoavaliação para melhorar gestão pública


 Gente de Opinião

Servidores do estado, da prefeitura de Porto Velho e do TRT participam da capacitação até sexta-feira

Com o objetivo de alcançar a excelência em gestão, e aperfeiçoar a prestação dos serviços públicos em Rondônia, representantes de várias instituições municipais, estaduais e federais atualizam o conhecimento, até a próxima sexta-feira (28), sobre a aplicação de uma das ferramentas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), a Autoavaliação. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), que em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), tem articulado a vinda de consultores do Núcleo de Excelência Pública do Maranhão (NEP-MA) e fortalecido a execução do programas nas instituições.

A capacitação em Autoavaliação, iniciada na última segunda-feira (24), permitirá que os participantes reúnam uma equipe na instituição que representam e apliquem um diagnostico, avaliando o órgão em oito critérios reconhecidos como norteadores de excelência, como por exemplo, governança, cidadãos, pessoas, processos, entre outros. O resultado da aplicação do diagnóstico é representando por pontos, que vão de zero a mil. Ao finalizar o processo e obter a pontuação, a equipe vai elaborar um Plano de Melhorias da Gestão (PMG) que irá nortear ações da instituição para o alcance da excelência pública.

Durante a abertura do treinamento, a gerente de Procedimentos e Métodos, Klycia Lis, parabenizou e agradeceu a iniciativa do Detran-RO em procurar a Coordenação para a retomada do programa; e por abrir espaço para que mais instituições se atualizem. Ela também lembrou a importância dos servidores dominarem a aplicação da avaliação. “O Gespública possui quatro ferramentas para que o órgão público possa alcançar o nível de excelência em gestão pública, mas, ao meu ver, a autoavaliação é a mais importante, pois permite a identificação dos pontos fortes e fracos da instituição, subsidiando a elaboração de um relatório de melhorias”, explicou.

Na ocasião, o diretor-geral do Detran-RO, José de Albuquerque, lembrou que ao assumir o Departamento, a nova equipe visualizou diversos desafios. “Com essa visão nos sentimos motivados para iniciar uma formatação no órgão, objetivando alcançar a excelência que se faz necessária para atender ao cidadão, pois temos obrigação de atender aos anseios da sociedade, conforme determina o governador Confúcio Moura”, disse.

Além do Detran-RO, participam servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Junta Comercial de Rondônia (Jucer), Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), Controladoria Geral do Estado (CGE), das Secretarias Estaduais de Agricultura (Seagri) e Educação (Seduc), além da prefeitura da Capital e do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14).
 


Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância

A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)