Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rondônia adere ao movimento Maio Amarelo


Gente de Opinião

Programação foi lançada nessa segunda-feira

O movimento “Maio Amarelo”, extensão da edição mundial que tem como objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito, por meio da conscientização, foi lançado nessa segunda-feira (4) pelo governo de Rondônia, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), e outros órgãos governamentais em parceria com a inciativa privada. Na primeira reunião que aconteceu no auditório da Sesau, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, foram definidas algumas diretrizes que possam atrair a população para o calendário de eventos que seguirá até o próximo dia 30.

O movimento foi criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e integra as estratégias pela segurança no trânsito em todo o mundo. Além da exibição de um vídeo sobre o “Maio Amarelo”, o lançamento foi marcado pela presença de representantes de diversos órgãos, com sugestões de como deve ser a participação da sociedade no decorrer do movimento.

O diretor-geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante, que presidiu a reunião, disse que a partir desse movimento, os problemas de trânsito não serão tratados somente como um problema da polícia ou do Detran. “Sempre foi o pensamento comum entre as autoridades um movimento como esse. O Maio Amarelo chega para dar vida e executar os anseios de todos para que possamos colocar em prática uma política propositiva que nos leve a baixar os índices de acidente de trânsito”, explicou.

O diretor-geral adjunto do Detran-RO, Antônio Manoel, reforçou que a proposta do Movimento Maio Amarelo é envolver toda a sociedade na luta pela redução dos acidentes registrados no trânsito. “O ato desse Maio Amarelo é prático e ao mesmo tempo simboliza o que já ocorre no estado desde o começo do ano, e que seguirá o ano todo”, afirmou.

Entre as ações previstas no calendário, estão o Projeto Parceria “Escola e família: Valores Sociais e Morais”, com distribuição de panfletos educativos, nesta terça-feira (5), pela Coordenação Pedagógica da Uniron e a coordenadora de Educação no Trânsito do Detran-RO, Rosana Matos. A programação agendada também para esta quarta-feira (6) e os dias 13, 20, 22, 23, 24, 27 e 29.

Segundo os organizadores, o encerramento ocorrerá com uma caminha no dia 30, no Espaço Alternativo, em horário ainda a ser definido. Toda a população é convidada a participar.

Órgãos, como as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc); Companhia de Trânsito da Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), assim como a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), estão engajados nesta campanha.

PROGRAMAÇÃO:

Dias 6, 13 e 20 – blitz educativa, local a definir

Dia 22 – palestra da 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat); e seminário sobre Psicologia no Transito

Dia 23 – Uniron nos Bairros

Dia 24 – Pit-stop na procissão de Nossa Senhora Auxiliadora

Dia 27 – Blitz educativa, a ser definida pela Companhia de Transito

Dia 29 – Palestra do Tribunal de Justiça

Dia 30 – Caminhada de Trânsito


Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Detran RO
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)