Terça-feira, 5 de maio de 2015 - 11h10
O movimento “Maio Amarelo”, extensão da edição mundial que tem como objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito, por meio da conscientização, foi lançado nessa segunda-feira (4) pelo governo de Rondônia, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), e outros órgãos governamentais em parceria com a inciativa privada. Na primeira reunião que aconteceu no auditório da Sesau, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, foram definidas algumas diretrizes que possam atrair a população para o calendário de eventos que seguirá até o próximo dia 30.
O movimento foi criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e integra as estratégias pela segurança no trânsito em todo o mundo. Além da exibição de um vídeo sobre o “Maio Amarelo”, o lançamento foi marcado pela presença de representantes de diversos órgãos, com sugestões de como deve ser a participação da sociedade no decorrer do movimento.
O diretor-geral do Detran-RO, José de Albuquerque Cavalcante, que presidiu a reunião, disse que a partir desse movimento, os problemas de trânsito não serão tratados somente como um problema da polícia ou do Detran. “Sempre foi o pensamento comum entre as autoridades um movimento como esse. O Maio Amarelo chega para dar vida e executar os anseios de todos para que possamos colocar em prática uma política propositiva que nos leve a baixar os índices de acidente de trânsito”, explicou.
O diretor-geral adjunto do Detran-RO, Antônio Manoel, reforçou que a proposta do Movimento Maio Amarelo é envolver toda a sociedade na luta pela redução dos acidentes registrados no trânsito. “O ato desse Maio Amarelo é prático e ao mesmo tempo simboliza o que já ocorre no estado desde o começo do ano, e que seguirá o ano todo”, afirmou.
Entre as ações previstas no calendário, estão o Projeto Parceria “Escola e família: Valores Sociais e Morais”, com distribuição de panfletos educativos, nesta terça-feira (5), pela Coordenação Pedagógica da Uniron e a coordenadora de Educação no Trânsito do Detran-RO, Rosana Matos. A programação agendada também para esta quarta-feira (6) e os dias 13, 20, 22, 23, 24, 27 e 29.
Segundo os organizadores, o encerramento ocorrerá com uma caminha no dia 30, no Espaço Alternativo, em horário ainda a ser definido. Toda a população é convidada a participar.
Órgãos, como as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc); Companhia de Trânsito da Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran), assim como a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), estão engajados nesta campanha.
PROGRAMAÇÃO:
Dias 6, 13 e 20 – blitz educativa, local a definir
Dia 22 – palestra da 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat); e seminário sobre Psicologia no Transito
Dia 23 – Uniron nos Bairros
Dia 24 – Pit-stop na procissão de Nossa Senhora Auxiliadora
Dia 27 – Blitz educativa, a ser definida pela Companhia de Transito
Dia 29 – Palestra do Tribunal de Justiça
Dia 30 – Caminhada de Trânsito
Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Detran RO
Decom - Governo de Rondônia
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d