Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Romeiros de Porto Velho festejam a chegada ao Ceará


Depois de uma jornada de aproximadamente 4.000km a caravana de romeiros do Regional Noroeste, rumo ao 13º Intereclesial das CEBs, chega ao Ceará.

A viagem teve seu início na quinta-feira (2), na paróquia de Nossa Senhora do Amparo com a celebração de envio. No meio da tarde, na cidade de Ji-Paraná, aconteceu a primeira parada para almoço e um breve descanso.

Gente de Opinião

Retomando a jornada a caravana seguiu direto fazendo apenas as paradas necessárias para breves momentos de descanso, alimentação e oração.

Na sexta-feira, já no estado do Mato Grosso, o almoço foi na cidade de Campo Verde (MT) e, ao final da tarde, às margens da rodovia, na localidade conhecida como “Sete Placas”, sob a sombra de uma árvore, todos participaram de uma missa campal presidida pelo padre Eduardo. Tanto na missa quato nos momentos de oração no interior do ônibus, sempre eram presentes as intenções pelo êxito do 13º Intereclesial, proteção na viagem e ao familiares de todos os membros da caravana.

A chegada em Trindade (GO), pela manhã do sábado oportunizou aos romeiros a participação na santa missa na Basílica do Divino Pai Eterno e, pela proximidade da pousada onde ficaram hospedados, alguns aproveitaram para participar de missas também em outros horários.

Depois de um dia de oração, visitação aos pontos turísticos e uma noite de descanso, na manhã de domingo (5), a caravana retomou a caminhada rumos ao grande encontro das comunidades eclesiais de base: o 13º Inereclesial, que acontece na diocese de Crato(CE), de 7 a 11 de janeiro de 2014, sob o lema: Justiça e profecia a serviço da vida e o lema Romeiras do Reino no campo e na cidade.

Após de cruzar os estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, a celebração dominical (Epifania do Senhor), foi celebrada em um ponto de apoio (pontos localizados às margens das rodovias que dão apoio a viajantes), já no estado da Bahia, na localidade denominada Rosário, distrito da cidade de Colatina-BA. Na celebração, além dos romeiros houve a participação de moradores locais, membros da comunidade denominada Nossa Senhora do Rosário.

Retomando a jornada a caravana seguiu direto até a cidade de Monte Verde-PI e, nesse trajeto, mesmo em trânsito, celebrou o Ofício Divino das Comunidades.

Às 11h30min, na cidade de Eliseu Martins-PI, na igreja São Bartolomeu, Pe. Eduardo celebrou a santa mssa, onde também houve a participação de membros daquela comunidade.

As mudanças culturais já começam a serem observadas a partir dessa cidade, quando no cardápio do almoço foi oferecido um prato típico: carne de bode guisada e, ao retomar a viagem, na paisagem, casas de taipa (terra batida), a vegetação característica (mandacarú) e animais como jumentos que às vezes cruzavam a estrada.

A caravana chegou á cidade de Campos Sales-CE á 00h00min, onde foi acolhida no Seminário dos Servos do Sagrado Coração de Jesus. Após almoço do dia 7ª caravana segue à diocese de Crato-CE, que fica a 133Km, onde será realizado o 13Intereclesial de CEBs: Justiça e Profecia a Serviço da Vida – Romeiras do Reino no campo e na cidade.

Fonte: Rádio Caiari

Mais Sobre Política

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

“Homenagear os pioneiros, profissionais liberais, empreendedores, agricultores, cafeicultores, professores, servidores públicos, empresários e insti

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Uma parceria entre a deputada federal Mariana Carvalho e a Prefeitura de Porto Velho vai garantir a completa revitalização e urbanização da Estrada do

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

A paralisação das obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que teve a ordem de serviço assina