Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Rochilmer avalia resultado de Ato Cívico e anuncia novas ações da OAB


    

O 'Ato Cívico pela Ética na Política' realizado pela Ordem dos advogados do Brasil e pela Arquidiocese de Porto Velho, reunindo os candidatos a prefeito na última segunda-feira, em uma ampla exposição de projetos e idéias, teve um resultado positivo e altamente construtivo, segundo avaliou o coordenador do 'Comitê de Combate a Corrupção e pela Ética na Política', Rochilmer Mello da Rocha Filho. Ele anunciou o início de novas ações do Comitê para levar à sociedade a mensagem do voto consciente.

Rochilmer destacou a participação dos candidatos. "Mas devemos agradecer, sobretudo a participação dos parceiros do Comitê, em especial ao arcebispo don Moacir Grechi, aos magistrados, advogados e representantes da sociedade organizada".

A presença das torcidas também foi elogiada por Rochilmer, mas ele lamentou o comportamento classificado como inoportuno. "Aquele não era o momento para embates políticos, até mesmo porque o objetivo do ato era em favor da ética, do voto consciente e da democracia", disse Rochilmer.

Uma importante extensão da campanha OAB-Cidadania, o 'Ato Cívico pela ética na Política', segundo Rochilmer Mello, é apenas a primeira de uma série de ações encabeçadas pela OAB e pela advocacia rondoniense para a construção de uma sociedade mais justa.

Com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público (MP) e inúmeras outras entidades representativas e constituídas, o comitê, que é a versão regionalizada do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – organizada pela OAB nacional com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será responsável pela realização de palestras e debates em escolas, universidades, sindicatos e associações.

Com o lema 'Voto não tem preço, tem conseqüência', o Comitê pretende alertar aos eleitores quanto a importância do voto consciente e honesto. Para tanto promoverá eventos que envolvam ao máximo a comunidade.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)