Segunda-feira, 26 de março de 2012 - 16h04
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu nesta segunda-feira, 26, do ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivella, uma escavadeira hidráulica para apoio aos produtores de peixe. Hoje, são produzidas 10 mil toneladas ao ano, contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável da capital de Rondônia. Durante a solenidade de entrega, na Feira do Produtor Rural, no centro da cidade, Sobrinho falou que o investimento ajudará na expansão e fortalecimento das ações voltadas para a aquicultura no município.
E disse da importância de somar forças com o governo federal e estadual. “Este convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura traz para nossa cidade uma atividade ambientalmente e socialmente sustentável. Com a expansão de Porto Velho a aquicultura vem ser uma alternativa estratégica para nossos produtores. É muito bom ter o governo federal e estadual como aliados. Essas parcerias melhoram a qualidade de vida da nossa população”, afirma.
Roberto Sobrinho disse ainda que a prefeitura irá entregar quatro câmaras frias, máquinas de fabricação de gelo e ainda agroindústrias aos distritos, que possibilitará o processamento do produto agregando valor ao mesmo. “Estamos pensando no pós hidrelétricas, em como faremos para manter o emprego e desenvolvimento da cidade. E uma das soluções que apresentamos é a construção de dois parques aquícolas nos lagos das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau”, acrescenta.
O ministro da pesca Marcelo Crivella se comprometeu em resolver os problemas apresentados pelo prefeito Roberto Sobrinho quanto à questão da prefeitura ter reformado e organizado a Colônia de Pescadores e a mesma não estar funcionando devido problemas de âmbito federal. “Precisamos olhar o peixe, que é uma grande riqueza, sem se esquecer do pescador. Temos que fortalecer os elos fracos, pensando na nossa gente humilde. Queremos contribuir para o desenvolvimento do Estado e de Porto Velho. Essa escavadeira que entregamos é capaz de cavar um campo de futebol em 80 horas com uma profundidade de mais de um metro”, contou.
O governador Confúcio Moura expôs os avanços, inicialmente, espontâneos e agora planejados da atividade. E disse que dentro em breve Porto Velho juntamente com outros oito municípios seriam os responsáveis por colocar o Estado como principal produtor de Peixes do Brasil. “Contamos com o belíssimo trabalho desenvolvido pela prefeitura dessa cidade que tem contribuído para que Rondônia tenha um Produto Interno Bruto de 7,2”, disse.
Jeoval Batista, secretário municipal de Agricultura, disse que o equipamento será utilizado tanto na escavação de novos tanques quanto na manutenção dos atuais. E que assim fortalecerá o projeto de agricultura familiar, melhorando a geração de renda e a preservação do meio ambiente. “Vamos construir 50 unidades, todos para agricultura familiar. A primeira comunidade a ser contemplada será Nova Califórnia e atingiremos até os arredores de Porto Velho. Mas a Prefeitura só poderá atender as propriedades onde é possível obter o licenciamento ambiental. Com a criação de peixes, diminuirá muito o desmatamento de novas áreas de florestas e, consequentemente, vai gerar emprego e aumentar a renda familiar”, explicou.
Ronaldo de Mattos, produtor, conta que antes, cada piscicultor teria que pagar construção do tanque e que esse incentivo vai diminuir em cerca de 20 mil reais os gastos de cada produtor familiar. “A prefeitura vai entregar os tanques prontos, inclusive com os alevinos e nós teremos apenas que comprar a ração para a engorda dos pescados. É um ‘ponta pé’ inicial que a prefeitura e o sindicato de pesca e aquicultores estão tendo”, conta.
Fonte: Rebeca Barca
Foto: Frank Néry
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr