Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Roberto Sobrinho participa de festividades no CTG Ronda Crioula


Uma noite especial para os gaúchos que fazem parte do Centro de Tradições Gaúchas Ronda Crioula de Porto Velho. No ultimo sábado (14), o prefeito Roberto Sobrinho participou do baile de posse da nova patronagem do CTG, acompanhado da primeira-dama, Lucile Peixoto, do presidente da Fundação Iaripuna, Júlio Yriarte, e de alguns assessores. Na nova patronagem estão o patrão Samuel Juliano Savaris, o capataz Vitor Cezar da Silva, o guaiaca Arquimedes Longo e o sota-capataz Ari Aguirres Teixeira.

O CTG Ronda Crioula, fundado em julho de 1999, tem uma sede própria adquirida em forma de sociedade pelos fundadores da entidade, que compraram o terreno para que o CTG não fosse despejado, já que havia um contrato em comodato, mas o dono do terreno acabou perdendo para o extinto Beron. A sede  ainda está sendo construída com o carinho dos que gostam das tradições campeiras, ditas gauchescas, mistura de cultura de índios, espanhóis, portugueses e africanos.        

Quem pesquisa as raízes do movimento tradicionalista fica surpreso com a quantidade de elementos que fazem parte da cultura gauchesca, principalmente do linguajar. Costuma se dizer que o gaúcho é um dos povos que mais cultiva as tradições, pois onde tiver um gaúcho terá sempre um churrasco, um chimarrão, um jogo de bocha ou um fandango. Os nativos do Rio Grande do Sul estão espalhados por todo o território brasileiro.         

As invernadas artísticas fazem parte dos CTG´s, ensinando danças típicas e servindo para sedimentar a cultura e neste sábado, a invernada mirim composta por crianças de até 15 anos, deu um show à parte, demonstrando que a cultura é preservada desde cedo.      

O prefeito Roberto Sobrinho participou da entrega de diplomas para os novos patrões da entidade e falou do tradicionalismo com que os gaúchos preservam os seus costumes. " É sem dúvida um povo muito acolhedor,  estou participando pela primeira vez de uma festa gaúcha neste CTG e acho impressionante a forma com que os gaúchos tratam a sua cultura, estejam onde estiverem, preservam os costumes e a tradição, é muito bonito" disse o prefeito.        

A sede do CTG Ronda Crioula fica na estrada da Penal onde é desenvolvida uma programação mensal de bailes e outras atividades.   

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)