Segunda-feira, 9 de julho de 2012 - 10h07
No programa “Fale com o Prefeito”, desta semana, que vai ao ar pela Rádio Rondônia FM (93,3) instigado pelas perguntas formuladas pelos ouvintes, fala sobre as várias ações desenvolvidas pela prefeitura da capital na sua administração abordando temas variados. Patrícia Santiago, do Três Marias, quis saber sobre a existência de algum programa de apoio a criação de hortas domésticas, com distribuição de sementes, e também, assistência técnica.
O prefeito explicou que o município já desenvolve um projeto semelhante, que é o Sitio Ecológico, executado pela secretária municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), utilizando o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). “É um projeto apoiado pelo Sebrae que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos. É uma forma de incentivar essa produção e o consumo de produtos orgânicos, ou seja sem agrotóxico. A Semagric está readequando o projeto para ampliar o número de agricultores participantes”, respondeu o prefeito.
Outro assunto abordado na entrevista foi o Programa de Regularização Fundiária de Porto Velho, que hoje é uma referência nacional. Roberto Sobrinho explicou que o programa já contemplou mais de 22 mil famílias com a distribuição gratuita da escritura que dá ao morador o direito de posse e propriedade. “Avançamos muito com esse programa e queremos avançar mais ainda. Depois da área urbana da capital, estamos agora trabalhando nos distritos. O primeiro a ter o processo agilizado foi Jacy-Paraná. O segundo, União Bandeirantes, que recentemente teve toda sua área urbana repassada para o domínio do município.
Também já demos entrada, junto ao “programa Terra Legal, do Governo Federal, o repasse para o município das terras de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã”, revelou o prefeito ao ouvinte. Paulo Peixoto, do Centro, perguntou sobre a possibilidade de ampliação dos serviços do Centro de Especialidades Médicas (CEM), inaugurado recentemente. O centro funciona com uma oferta de 20 especialidades médicas à população.
O CEM atua como apoio às unidades básicas de Saúde da Família integrado à rede via on line. “Com o Centro de Especialidades Médicas melhoramos muito o serviço de marcação de consulta. Hoje o paciente quando chega na unidade de saúde, caso seja detectado a necessidade dele ser consultado por um médico especialista, ele já sai do posto com dia e hora marcados, sem a necessidade de enfrentar filas”, disse.
Roberto Sobrinho também falou de outros assuntos como o desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os cursos de capacitação para qualificar os jovens ao mercado de trabalho, inauguração do novo Centro Municipal de Fisioterapia, contratação de médicos pelo processo seletivo simplificado, recapeamento de ruas, inauguração das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e muitos outros assuntos.
Fonte: Joel Elias
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p