Terça-feira, 9 de agosto de 2011 - 18h08
O prefeito Roberto Sobrinho lançou na noite desta segunda feira (8) mais um pacote de obras para o bairro Nacional. Em reunião na casa de Geraldo Almeida dos Santos, à Rua Matrizeira, ele anunciou o asfaltamento com drenagem das Ruas Bocaiúva, Beco Tupi, Travessa Israel, Beco da Traíra e também da própria Matrizeira. O investimento será da ordem de um milhão de reais e as obras, executadas diretamente pela secretaria Municipal de Obras (Semob), começam ainda esta semana.
Roberto Sobrinho informou que esta é a segunda etapa de obras de pavimentação asfáltica com drenagem a ser realizada no bairro Nacional. A primeira já encontra-se em fase de preparação de base para receber o asfalto. Dez ruas serão beneficiadas, dentre elas, Canhoto da Paraíba, Saldanha, Porto União, Vilhena, Feijó e Brasilândia, num total de quase dois quilômetros de vias públicas. “Agora chegou a vez do bairro Nacional”, enfatizou sob aplausos. O prefeito também declarou que parte dos recursos a serem investidos nesse segundo pacote de obras, no valor de R$ 150 mil, é fruto de emenda parlamentar do vereador Cláudio da Padaria.
De acordo com o prefeito, durante a sua gestão várias outras obras importantes foram executadas e outras estão sendo realizadas no bairro. Ele citou a ligação da Estrada do Belmont com a Migrantes, uma antiga reivindicação dos moradores, construção da quadra esportiva, construção da unidade de saúde, que deverá ser inaugurada nos próximos 30 dias e reforma e ampliação da escola. “Estamos investindo R$ 800 mil para deixar a escola totalmente nova”, disse. O prefeito ainda acrescentou que vai aumentar a quantidade de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) para atender os moradores. “Por enquanto existe uma equipe, mas vamos ampliar para três. Isso significa mais médicos e melhor atendimento”, enfatizou.
Outros investimentos
Ainda na ocasião, Roberto Sobrinho mencionou outros benefícios que sua gestão levou aos moradores da zona Norte de Porto Velho, como o asfaltamento total dos bairros Costa e Silva e São Sebastião I e II, construção de moradias, pontes, manutenção da Estrada do Belmont, apesar de ser uma via estadual e limpeza de canais para combater alagações e a incidência de malária.
Escrituras
Roberto Sobrinho explicou aos moradores que parte das terras do bairro Nacional pertence à Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a outra é de propriedade do Estado. “Já conversamos com as partes, que prometeram repassar as terras ao Município. Só assim, poderemos fazer a regularização e entregar as escrituras”. O prefeito acrescentou que já entregou cerca de 18 mil títulos definitivos de lotes urbanos na Capital.
Água e esgoto
Indagado pelos moradores, o prefeito informou que houve alguns entraves com o Tribunal de Contas da União (TCU) com relação às obras para universalizar água tratada e esgoto sanitário à população de Porto Velho. “A expansão da rede de água já foi liberada, mas o de esgoto não, porque não tem projeto”, explicou. Roberto Sobrinho ainda destacou que há recursos para as obras, conseguidos por ele junto ao Governo Federal e posteriormente repassados para a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
Agradecimentos
O vereador Claudio da Padaria elogiou o prefeito pelo trabalho realizado nos mais diversos pontos da cidade, principalmente no Nacional e em toda zona Norte de Porto Velho. Ele agradeceu Roberto Sobrinho por atender o seu pedido e levar asfalto com drenagem para o bairro. Também fez uma retrospectiva das principais obras realizadas na atual gestão que beneficiam a população da zona Norte. “Agradecemos ao prefeito por trazer tudo de bom para o bairro Nacional”, disse o anfitrião do encontro, Geraldo Almeida dos Santos.
O presidente da Associação de Moradores, Ilzomar Araújo declarou: “é a segunda vez que o prefeito vem ao nosso bairro em menos de 30 dias para anunciar coisas boas. Esse asfalto é um sonho de 30 anos”. Dentre outros benefícios, Ilzomar também mencionou obras importantes como a ligação da Farquar com a Estrada do Belmont, construção da unidade de saúde, reforma e ampliação da escola do bairro.
Também participaram da reunião, o secretário municipal de regularização fundiária e habitação, Ian Kleber Cerqueira e o coordenador de vias urbanas, Erenilson Brito.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Um destruidor de relacionamentos, empregos, vínculos, famílias e da saúde física e mental. Assim podemos definir o alcoolismo: a vontade incontrol

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas
Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia
O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)