Segunda-feira, 16 de julho de 2012 - 11h50
No programa “Fale com o Prefeito” desta semana, que vai ao ar pela Rádio Rondônia (93,3 FM), o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, explicou aos ouvintes que enviaram perguntas ao programa sobre as várias ações realizadas pelo município na zona urbana e rural da capital rondoniense, como a de Pedro Maldonado, morador do Centro, que perguntou ao prefeito sobre a obra de revitalização da Vila Candelária.
Roberto Sobrinho lembrou que a Vila Candelária é um patrimônio histórico da cidade o projeto de revitalização é financiado com recursos de uma emenda do senador Valdir Raupp (PMDB). “Obra iniciou há dois anos, mas por problemas ocorridos com as duas empresas contratadas anteriormente, que acabaram abandonando a obra, o cronograma do trabalho ficou comprometido. A previsão de conclusão é para este ano. Estamos melhorando a fachada das casas, realizando serviço de drenagem, calçamento, e construído dois restaurantes. O forte na Vila Candelária é a comida regional e queremos usar isso como atrativo turístico”, explicou.
Pergunta inusitada foi a que fez o ouvinte Saulo Braz, do bairro Arigolândia. Saulo reclamou do grande volume de obras de pavimentação realizada pela prefeitura que acaba interferindo no trânsito. “Saulo, você é a primeira pessoa que reclama das obras de asfalto da prefeitura. Mas onde não é a pavimentação a reclamação é a outra. Eles querem é asfalto, mas nem sempre dá para atender a população. Nesses mais de sete anos já asfaltamos 400 Km de ruas e ainda vão ficar faltando mais 400 Km porque Porto Velho tem 1.200 km de vias. Esse é o mesmo tanto de asfalto feito em 90 anos, antes de assumirmos a prefeitura. A nossa prioridade são os bairros onde o benefício nunca chegou, como a zona leste. E é um benefício muito importante porque atende aquelas pessoas que padecem como problema da poeira no verão e a lama no inverno”, disse.
Sobre a coleta seletiva de lixo, pergunta feita pela ouvinte Fátima Lira, do São Sebastião, Roberto Sobrinho lembrou que esse é um programa inovador na cidade que trabalha em duas frentes. Uma delas beneficia os catadores que passam a ter um material selecionado para reciclar e melhorar a renda. Na outra, o cuidado com o meio ambiente. “Este trabalho estamos implantando por etapas em alguns bairros. Mas sabemos que é um trabalho difícil que depende de um pré-requisito, a educação da população, a consciência ambiental dos moradores”, frisou.
A ouvinte Gabriela Nascimento, do bairro Liberdade, quis saber sobre a convocação dos candidatos que passaram no concurso público da prefeitura. O prefeito lembrou que no último concurso foram contratados mais mil profissionais para atender a área da saúde e lembrou que para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe o gestor deixar dívida para seu sucessor, alguns concursados não serão chamados agora.
Antônio Firmino, do distrito de Calama, perguntou ao prefeito sobre os Planos de Ação e Metas, para os distritos de Porto Velho. Roberto Sobrinho respondeu que preocupação da prefeitura é levar para os distritos os benefícios com a mesma qualidade dos serviços realizado na cidade. “Trabalhando independente da localização e costumo dizer que Porto Velho é um município-estado devido a sua dimensão territorial. Tem distrito que é maior que muitos municípios do Estado. União Bandeirantes, por exemplo, tem uma população de 15 mil pessoas. E levamos a essa pessoas benefícios como unidades de saúde, escolas, quadra de esportes, calçadas e muitos outros com a mesma qualidade que temos na zona urbana”, enfatizou.
Fonte: Joel Elias
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),