Quarta-feira, 22 de maio de 2013 - 15h22

A Caravana do Norte terá seu segundo momento no dia 23 de maio em Porto Velho, Rondônia, onde serão realizadas oficinas com atividades manuais e culturais para crianças e adolescentes no período de 8h às 12h, no SEST SENAT.
Às 15h será realizada uma Audiência Pública no auditório da EMATER com a presença do prefeito de Porto Velho para a assinatura do Termo de Compromisso, que prevê a realização de ações e o cumprimento de metas para a erradicação do trabalho infantil no município. Participarão da Audiência crianças e adolescentes, autoridades locais e nacionais, o Fórum Estadual para a Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, que coordena a Caravana do Norte em Rondônia com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).
O objetivo da Caravana do Norte é articular atores institucionais governamentais e da sociedade civil para fortalecer as ações locais, adotar novas medias para o enfrentamento ao trabalho infantil e definir estratégias de garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A Caravana seguirá com mobilizações nos demais estados até o fim de junho, e cumprirá o seguinte percurso: Amapá no dia 6 de junho; Amazonas de 10; Tocantins no dia 14; Acre de 17 a 21 e o Pará encerrará a Caravana no dia 26 de junho.
Dados sobre o trabalho infantil
Um estudo realizado pelo FNPETI com base nos dados estatísticos do Censo de 2010 (IBGE) mostra que o estado de Rondônia é o terceiro da região Norte com maior número de crianças e adolescentes trabalhando: 45.953 na faixa de 10 a 17 anos. Em relação ao nível de ocupação, o estado apresenta a maior proporção: 18,2%. Quanto a localização, 29,5% estão em situação de trabalho na área rural e 13,9% em áreas urbanas. Com relação ao gênero, 22,5% são meninos e 13,8% são meninas. Ao se comparar com o Censo de 2000, em que a proporção de meninas era de 12,6%, registra-se que em 2010 houve aumento de um ponto percentual.
O estudo também revela que o Brasil apresentou uma redução do trabalho de crianças e adolescentes na faixa de 10 a 17 anos, passando de 3,9 milhões (14%) no ano de 2000, para 3,4 milhões (12,4%) em 2010 (uma redução percentual de 12,8%). Contudo, dentre as cinco regiões, apenas a região Norte apresentou aumento do trabalho infantil.
A capital, Porto Velho, é o município com o maior número de crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, em situação de trabalho: 8.333. Na sequência, no ranking dos cinco maiores índices aparecem Ji-Paraná (2.627), Cacoal (2.342), Ariquemes (2.140) e Vilhena (1.962).
O cata-vento
O elo entre as caravanas estaduais é simbolicamente marcado pelo cata-vento e pela realização de mobilizações em um espaço de tempo compreendido entre 06 maio e 26 de junho de 2013. O cata-vento - símbolo nacional e mundial da luta contra o trabalho infantil - é o ícone da Caravana do Norte e será levado pelas crianças e adolescentes nas audiências públicas com autoridades, caminhadas e nas mobilizações.
A Caravana do Norte é realizada com o apoio da Fundação Telefônica em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização Internacional do Trabalho e as entidades integrantes do Fórum Nacional.
Serviço
Oficina com crianças e adolescentes
Data: 23 de maio de 2013
Hora: 8h às 12h
Local: SEST SENAT - Rua da Beira, nº 999, Jardim Eldorado, Porto Velho
Audiência Pública
Data: 23 de maio de 2013
Hora: 15h
Local: Auditório da EMATER - Av. Farquar, 3055, Panair, Porto Velho
Fonte: Luana Reis
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)