Sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011 - 11h13
Porto Velho, 18 de fevereiro de 2011 - O Estado de Rondônia marcou presença na primeira reunião de 2011 com os secretários estaduais de Assistência Social, nestas quarta-feira (16) e quinta-feira (17), em Brasília, com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello e equipe de secretários nacionais do MDS.
A Secretária de Estado da Assistência Social, Cláudia Moura, participou do evento, que teve como tema central o compromisso dos Estados e União em erradicar a extrema pobreza no Brasil e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas).
A secretária Cláudia, durante o evento, parabenizou a iniciativa do MDS em convidar os Estados para iniciar esse debate e elogiou a presidenta Dilma Roussef por ter colocado na agenda de prioridades do Governo Federal a redução das desigualdades sociais no Brasil. “Ao fazer isso a presidenta coloca o dedo numa das maiores feridas do país que é a má distribuição de renda”, enfatizou.
Cláudia Moura, em sua fala, solicitou à ministra Tereza que de fato o MDS estreite a comunicação com os Estados e Municípios a fim de viabilizar a concretização do pacto federativo em favor da erradicação da extrema pobreza no Brasil. “ A comunicação entre os Estados e o Ministério é ruim, precisa ser melhorada, e essa reunião é um sinal da boa vontade da nova gestão em estreitar essa relação. Não se constroem políticas públicas sem a participação de todos os entes federados”, frisou a secretária, que recebeu o apoio dos demais secretários de Estado.
Cláudia Moura disse ainda que o governador de Rondônia Confúcio Moura já manifestou que a área social é prioridade de seu governo e que, portanto, o Estado será um grande parceiro do Governo Federal na luta para a erradicação da extrema pobreza no Brasil. “A luta do país também é nossa e a solução para esse problema começa na ponta, nos municípios e estados ”, concluiu Cláudia.
Ao final do primeiro dia da reunião foram eleitos os membros dos Estados para compor a Comissão IntergestoresTripartite (CIT). Rondônia, representada pela secretária da SEAS, Cláudia Moura, ficou como membro suplente da CIT. A Comissão Intergestores Tripartite é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. Ela é formada pelas três instâncias do Suas: a União, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); os Estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). A CIT viabiliza a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), caracterizando-se como instância de negociação e pactuação.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa
Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval
Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)