Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

RO participa de encontro para discutir erradicação pobreza



Porto Velho, 18 de fevereiro de 2011 - O Estado de Rondônia marcou presença na primeira reunião de 2011 com os secretários estaduais de Assistência Social, nestas quarta-feira (16) e quinta-feira (17), em Brasília, com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello e equipe de secretários nacionais do MDS.

A Secretária de Estado da Assistência Social, Cláudia Moura, participou do evento, que teve como tema central o compromisso dos Estados e União em erradicar a extrema pobreza no Brasil e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A secretária Cláudia, durante o evento, parabenizou a iniciativa do MDS em convidar os Estados para iniciar esse debate e elogiou a presidenta Dilma Roussef por ter colocado na agenda de prioridades do Governo Federal a redução das desigualdades sociais no Brasil. “Ao fazer isso a presidenta coloca o dedo numa das maiores feridas do país que é a má distribuição de renda”, enfatizou.

Cláudia Moura, em sua fala, solicitou à ministra Tereza que de fato o MDS estreite a comunicação com os Estados e Municípios a fim de viabilizar a concretização do pacto federativo em favor da erradicação da extrema pobreza no Brasil. “ A comunicação entre os Estados e o Ministério é ruim, precisa ser melhorada, e essa reunião é um sinal da boa vontade da nova gestão em estreitar essa relação. Não se constroem políticas públicas sem a participação de todos os entes federados”, frisou a secretária, que recebeu o apoio dos demais secretários de Estado.

Cláudia Moura disse ainda que o governador de Rondônia Confúcio Moura já manifestou que a área social é prioridade de seu governo e que, portanto, o Estado será um grande parceiro do Governo Federal na luta para a erradicação da extrema pobreza no Brasil. “A luta do país também é nossa e a solução para esse problema começa na ponta, nos municípios e estados ”, concluiu Cláudia.

Ao final do primeiro dia da reunião foram eleitos os membros dos Estados para compor a Comissão IntergestoresTripartite (CIT). Rondônia, representada pela secretária da SEAS, Cláudia Moura, ficou como membro suplente da CIT. A Comissão Intergestores Tripartite é um espaço de articulação e expressão das demandas dos gestores federais, estaduais e municipais. Ela é formada pelas três instâncias do Suas: a União, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); os Estados, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e os municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). A CIT viabiliza a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), caracterizando-se como instância de negociação e pactuação.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira

Em Guajará-Mirim, FACER articula ações institucionais e prestigia o Duelo da Fronteira

A Presidente da FACER, Kelly Naahmara, e o Vice-presidente da entidade, Cícero Noronha, participaram de uma reunião realizada na Associação Comercia

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)