Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

RO inova ao apresentar produtos na exposição de Manaus


O estande do estado de Rondônia dentro da 7ª FIAM – Feira Internacional da Amazônia – apresentou uma série de inovações para o público, formado especialmente por empresários do país e do exterior, interessados em realizar negócios, principalmente nas áreas de importação e exportação.

O modo como foram apresentados os principais produtos rondonienses chamou a atenção dos visitantes. Em parte do piso, envidraçado, o público tem contato visual com produtos agrícolas, como soja, arroz e feijão; minerais, como o calcário e o granito; industrializados, como as rações para animais em diferentes segmentos; e inovadores, como os briquetes feitos de palha de arroz e utilizados como combustível pelas indústrias secadoras de grãos.

O estande também abriu espaço destacado para a piscicultura – um aquário abriga espécimes de tambaqui e de pirarucu. Nos painéis, temas interessantes, como a pesca esportiva, foram colocados lado a lado das obras das grandes usinas do Madeira.

“O estande tem recebido grande número de visitantes e está sendo muito elogiado pela maneira com que estão sendo apresentados os produtos do nosso estado”, explica o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Adilson Julio Pereira.
“Tudo isso está sendo possível por meio do apoio concedido pelos empresários rondonienses, que contribuíram de maneira muito voluntariosa para que esse estande tivesse a qualidade que Rondônia merece”, destacou Adilson Julio. O secretário também ressaltou o trabalho dos técnicos do Governo do Estado e o apoio fundamental do Sebrae-RO nesta missão. "Em especial, o apoio dado pelo governador Confúcio Moura, que esteve pessoalmente na abertura do evento", disse o secretário.


Produtos

Entre os produtos apresentados nas vitrines do estande, se encontram peças sofisticadas e únicas, da artista plástica Valéria Totti, de Ji-Paraná, cujos produtos são comercializados em diversos países da Europa. “É um grande prazer participar dessa feira internacional dentro do estande do estado de Rondônia”, afirmou Valéria.
Também estão expostos granitos produzidos em alta escala e tecnologia. Ali também se encontram cosméticos que utilizam como base o óleo de avestruz, rico em ômega 3; óleos de soja e de girassol, com linhaça, também ricos em ômega 3; e produtos do dia-a-dia, como refrigerantes e alimentos como arroz e feijão.


exterior

“O estande do estado de Rondônia melhorou muito a apresentação dos produtos em relação aos anos anteriores, era uma lacuna que foi preenchida, e que nos deixa muito mais motivados a buscar parcerias e realizar negócios dentro do estado”, disse o importador espanhol Eduardo Perez.


Ele comercializa óleo de oliva e vinho da Espanha em grandes redes de hipermercados, como o Pão-de-Açúcar. “Além de exportar para o Brasil, também temos interesse em importar produtos diretamente de Rondônia para comercializar na Espanha”, explicou.

O representante do Porto de Houston, nos Estados Unidos, também visitou o estande de Rondônia e mostrou interesse em iniciar comércio com o estado. “Houston é o principal porto no comércio de produtos entre Brasil e Estados Unidos em volume de contêineres”, explicou John Cuttino.

“Temos interesse nos segmentos de construção civil, granitos, cerâmica e produtos alimentícios, e também acompanhamos com atenção os investimentos em energia e infraestrutura”, enfatizou o representante da autoridade portuária, responsável por movimentar quase 15 bilhões de dólares no comércio entre os dois países em 2013. "Podemos trazer fertilizantes e resinas sintéticas através do Rio Amazonas, será muito bem-vinda essa aproximação com Rondônia", concluiu.

Fonte: Sandro André / Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)