Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

RO inova ao apresentar produtos na exposição de Manaus


O estande do estado de Rondônia dentro da 7ª FIAM – Feira Internacional da Amazônia – apresentou uma série de inovações para o público, formado especialmente por empresários do país e do exterior, interessados em realizar negócios, principalmente nas áreas de importação e exportação.

O modo como foram apresentados os principais produtos rondonienses chamou a atenção dos visitantes. Em parte do piso, envidraçado, o público tem contato visual com produtos agrícolas, como soja, arroz e feijão; minerais, como o calcário e o granito; industrializados, como as rações para animais em diferentes segmentos; e inovadores, como os briquetes feitos de palha de arroz e utilizados como combustível pelas indústrias secadoras de grãos.

O estande também abriu espaço destacado para a piscicultura – um aquário abriga espécimes de tambaqui e de pirarucu. Nos painéis, temas interessantes, como a pesca esportiva, foram colocados lado a lado das obras das grandes usinas do Madeira.

“O estande tem recebido grande número de visitantes e está sendo muito elogiado pela maneira com que estão sendo apresentados os produtos do nosso estado”, explica o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Adilson Julio Pereira.
“Tudo isso está sendo possível por meio do apoio concedido pelos empresários rondonienses, que contribuíram de maneira muito voluntariosa para que esse estande tivesse a qualidade que Rondônia merece”, destacou Adilson Julio. O secretário também ressaltou o trabalho dos técnicos do Governo do Estado e o apoio fundamental do Sebrae-RO nesta missão. "Em especial, o apoio dado pelo governador Confúcio Moura, que esteve pessoalmente na abertura do evento", disse o secretário.


Produtos

Entre os produtos apresentados nas vitrines do estande, se encontram peças sofisticadas e únicas, da artista plástica Valéria Totti, de Ji-Paraná, cujos produtos são comercializados em diversos países da Europa. “É um grande prazer participar dessa feira internacional dentro do estande do estado de Rondônia”, afirmou Valéria.
Também estão expostos granitos produzidos em alta escala e tecnologia. Ali também se encontram cosméticos que utilizam como base o óleo de avestruz, rico em ômega 3; óleos de soja e de girassol, com linhaça, também ricos em ômega 3; e produtos do dia-a-dia, como refrigerantes e alimentos como arroz e feijão.


exterior

“O estande do estado de Rondônia melhorou muito a apresentação dos produtos em relação aos anos anteriores, era uma lacuna que foi preenchida, e que nos deixa muito mais motivados a buscar parcerias e realizar negócios dentro do estado”, disse o importador espanhol Eduardo Perez.


Ele comercializa óleo de oliva e vinho da Espanha em grandes redes de hipermercados, como o Pão-de-Açúcar. “Além de exportar para o Brasil, também temos interesse em importar produtos diretamente de Rondônia para comercializar na Espanha”, explicou.

O representante do Porto de Houston, nos Estados Unidos, também visitou o estande de Rondônia e mostrou interesse em iniciar comércio com o estado. “Houston é o principal porto no comércio de produtos entre Brasil e Estados Unidos em volume de contêineres”, explicou John Cuttino.

“Temos interesse nos segmentos de construção civil, granitos, cerâmica e produtos alimentícios, e também acompanhamos com atenção os investimentos em energia e infraestrutura”, enfatizou o representante da autoridade portuária, responsável por movimentar quase 15 bilhões de dólares no comércio entre os dois países em 2013. "Podemos trazer fertilizantes e resinas sintéticas através do Rio Amazonas, será muito bem-vinda essa aproximação com Rondônia", concluiu.

Fonte: Sandro André / Decom
 

Mais Sobre Política

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Durante a comissão geral em que foi transformada a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 26, realizada durante a Rondônia

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Durante a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa realizada na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional 2022, nesta quinta-feira (26), no

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Foi iniciada a obra de construção da primeira de seis passarelas que serão erguidas sobre a BR 364, no trecho urbano de Porto Velho. As novas traves

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

A palestra “A participação da Mulher na política” sacudiu o saguão do Golden Plaza Hotel na noite deste sábado (21/05). Mais de 500 mulheres saíram