Sexta-feira, 29 de novembro de 2013 - 22h01
O estande do estado de Rondônia dentro da 7ª FIAM – Feira Internacional da Amazônia – apresentou uma série de inovações para o público, formado especialmente por empresários do país e do exterior, interessados em realizar negócios, principalmente nas áreas de importação e exportação.
O modo como foram apresentados os principais produtos rondonienses chamou a atenção dos visitantes. Em parte do piso, envidraçado, o público tem contato visual com produtos agrícolas, como soja, arroz e feijão; minerais, como o calcário e o granito; industrializados, como as rações para animais em diferentes segmentos; e inovadores, como os briquetes feitos de palha de arroz e utilizados como combustível pelas indústrias secadoras de grãos.
O estande também abriu espaço destacado para a piscicultura – um aquário abriga espécimes de tambaqui e de pirarucu. Nos painéis, temas interessantes, como a pesca esportiva, foram colocados lado a lado das obras das grandes usinas do Madeira.
“O estande tem recebido grande número de visitantes e está sendo muito elogiado pela maneira com que estão sendo apresentados os produtos do nosso estado”, explica o secretário-adjunto de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Adilson Julio Pereira.
“Tudo isso está sendo possível por meio do apoio concedido pelos empresários rondonienses, que contribuíram de maneira muito voluntariosa para que esse estande tivesse a qualidade que Rondônia merece”, destacou Adilson Julio. O secretário também ressaltou o trabalho dos técnicos do Governo do Estado e o apoio fundamental do Sebrae-RO nesta missão. "Em especial, o apoio dado pelo governador Confúcio Moura, que esteve pessoalmente na abertura do evento", disse o secretário.
Produtos
Entre os produtos apresentados nas vitrines do estande, se encontram peças sofisticadas e únicas, da artista plástica Valéria Totti, de Ji-Paraná, cujos produtos são comercializados em diversos países da Europa. “É um grande prazer participar dessa feira internacional dentro do estande do estado de Rondônia”, afirmou Valéria.
Também estão expostos granitos produzidos em alta escala e tecnologia. Ali também se encontram cosméticos que utilizam como base o óleo de avestruz, rico em ômega 3; óleos de soja e de girassol, com linhaça, também ricos em ômega 3; e produtos do dia-a-dia, como refrigerantes e alimentos como arroz e feijão.
exterior
“O estande do estado de Rondônia melhorou muito a apresentação dos produtos em relação aos anos anteriores, era uma lacuna que foi preenchida, e que nos deixa muito mais motivados a buscar parcerias e realizar negócios dentro do estado”, disse o importador espanhol Eduardo Perez.
Ele comercializa óleo de oliva e vinho da Espanha em grandes redes de hipermercados, como o Pão-de-Açúcar. “Além de exportar para o Brasil, também temos interesse em importar produtos diretamente de Rondônia para comercializar na Espanha”, explicou.
O representante do Porto de Houston, nos Estados Unidos, também visitou o estande de Rondônia e mostrou interesse em iniciar comércio com o estado. “Houston é o principal porto no comércio de produtos entre Brasil e Estados Unidos em volume de contêineres”, explicou John Cuttino.
“Temos interesse nos segmentos de construção civil, granitos, cerâmica e produtos alimentícios, e também acompanhamos com atenção os investimentos em energia e infraestrutura”, enfatizou o representante da autoridade portuária, responsável por movimentar quase 15 bilhões de dólares no comércio entre os dois países em 2013. "Podemos trazer fertilizantes e resinas sintéticas através do Rio Amazonas, será muito bem-vinda essa aproximação com Rondônia", concluiu.
Fonte: Sandro André / Decom
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)