Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

RO fecha parceria de fomento ao desenvolvimento regional


Brasília - O governador Confúcio Moura e o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, assinaram ontem, quarta-feira (22), um acordo de cooperação que alinha as prioridades de desenvolvimento regional. Esse acordo prevê uma parceria entre o Ministério da Integração e Governo de Rondônia no sentido de o governo federal elaborar um plano de desenvolvimento alinhado às novas diretrizes da política de desenvolvimento regional que está a cargo do Ministério da Integração Nacional.

A parceria prevê o apoio ao governo de Rondônia nas ações ligadas à competitividade do Estado e isso pode ser obtido por meio de parcerias do Ministério da Integração com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e visa também a integração do sistema de informação ligado ao desenvolvimento regional.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração (SDR-MI), Adriana Melo Alves, a construção do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Rondônia (PDES-RO) será alinhada às novas diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Para isso, o governo de Rondônia vai criar um derivado do sistema de informação do MI, chamado 'Observatório de Desenvolvimento Regional', com indicadores específicos. “Isso vai compor toda nossa base de dados ligados ao desenvolvimento regional brasileiro, em particular ao governo de Rondônia. Essa é a primeira etapa de um processo mais amplo, que será estendido a todas as unidades da Federação”, afirma Adriana Alves.

A superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel, também participou da assinatura do acordo de cooperação técnica.

Fonte: Zózimo Macêdo
 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes amplia políticas públicas para mães atípicas e muda realidades em Porto Velho

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)