Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ricardo de Carvalho é empossado como defensor público substituto


Ricardo de Carvalho é empossado como defensor público substituto  - Gente de Opinião

O Defensor Público-Geral Marcus Edson de Lima (D), o Subdefensor Público Geral
Antonio Fontoura (E) e o defensor empossado Ricardo de Carvalho (centro)

Tendo em vista determinação judicial, o Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, empossou na manhã da segunda-feira, 27, Ricardo de Carvalho como defensor público substituto. Ele assumirá provisoriamente o Núcleo da DPE na comarca de São Francisco.

Participaram do ato, o Subdefensor Público-Geral, Antonio Fontoura Coimbra, o presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública (Amdepro), defensor público Bruno Balbé, os advogados envolvidos na ação e os servidores da instituição.

As qualificações técnicas de Ricardo de Carvalho foram evidenciadas pelo Defensor Público-Geral, enfatizando que, pelo seu empenho ao longo do tempo em que atuou na instituição, não há dúvida de que os assistidos terão um representante de alta competência em sua defesa.

O DPGE ressaltou que a instituição ainda passa por dificuldades em relação ao número de defensores públicos e ao orçamento, que é um quinto do Ministério Público, apesar da Constituição atestar a paridade. “O senhor, que acompanhou o surgimento da Defensoria Pública, conhece bem a nossa realidade”.

Ele relatou, porém, que mesmo diante desse quadro a Defensoria Pública vem crescendo consideravelmente nos últimos anos “E ainda vamos atingir patamares cada vez mais elevados, isto porque as autoridades estão reconhecendo a cada dia a essência da instituição”, destacou. “Só teremos uma sociedade igualitária e justa quanto tivermos uma Defensoria Pública forte”, apontou.

Empossado

Ricardo de Carvalho, emocionado, falou de sua alegria em estar retornando à Defensoria Pública como membro. “É um momento único”, declarou. Ele agradeceu ao empenho dos advogados que assinaram a ação - Juscelino Amaral e Marcelo Lessa - pela vitória.

O empossado descreveu a sua trajetória na Defensoria Pública, iniciada em 1986 quando foi contratado como assistente jurídico da instituição, passando por quase todas as comarcas. Ele foi o responsável pela instalação do Núcleo da Defensoria em Guajará-Mirim e o segundo coordenador do Núcleo da DPE em Ariquemes. “Após 23 anos atuando como assistente jurídico fui devolvido ao Estado, mas retorno agora referendado pela Justiça”.

 
Emilia Araújo- Ascom DPE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)