Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 - 15h09
Apesar de decretado feriado municipal nos dias de carnaval, permanece ativa a Sala de Situação, base municipal de deliberações de assuntos relativos ao estado de alerta com o aumento do nível das águas do rio Madeira. Na última segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec) promoveu uma reunião com assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e com representantes das igrejas Católica e Wesleyana.
A cota do rio Madeira no dia 16 permaneceu em 15,55 e do rio Abunã em 21,40. De acordo com José Pimentel, secretário adjunto da Sempedec, esses níveis não são alarmantes, mas exigem precauções. “A cota de transbordamento para Abunã é 23 metros, mas muito antes disso teríamos instalado um grave problema na altura de Mutum, onde faltam 45 cm para as águas alcançarem a BR. Na semana passada houve uma diminuição, mas agora voltou a ficar mais próxima do leito da pista. Estamos em contato com a Polícia Rodoviária Federal, com o Dnit e também com o Acre para deflagramos trabalhos conjuntos se isso ocorrer”, afirmou.
A reunião na Sempedec tratou também da logística a ser efetivada em casos de desalojamentos de moradores de áreas de risco. Sobretudo, tratou de assuntos relacionados à situação legal de contratação de imóveis e contratação de embarcações. Também foram analisados os levantamentos efetuados sobre famílias que fazem jus ao empreendimento Orgulho do Madeira e iniciada uma triagem das famílias que já estão recebendo auxílio social. “Se estão recebendo o aluguel social, então precisam demonstrar os imóveis alugados. Não podem permanecer nas áreas de risco recebendo auxílio social”, explicou Pimentel.
Os representantes da Igreja Católica e da Igreja Wesleyana apresentaram à Sempedc os abrigos que podem ser disponibilizados em caso de necessidade por parte da Prefeitura. “Trata-se de todo um trabalho preventivo que está sendo realizado nesses dias de carnaval, no sentido de não permitir que alguma coisa nos pegue desprevenidos em relação a esses assuntos”, enfatizou o secretário.
Numa reunião anterior, realizada na sexta-feira (13) com representantes da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte de Rondônia (DER), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e representantes de empresas distribuidoras de combustíveis, foi fechado um acordo para que o DER e a Semob realizem serviços de terraplanagens em dois acessos secundários, caso seja interditada a Estrada do Belmont. Assim, ainda que o rio Madeira avance para uma cota de 18 metros, continuará sendo possível transitar por essas vias.
Tratou-se também da possibilidade de algumas empresas mudarem suas instalações para locais mais seguros. A única empresa que se viu com a real necessidade de mudança de local foi a Atem, porque está num local muito baixo. Com uma cota de 17 metros ela já precisaria desmobilizar sua estrutura e passar para outra área. O local apresentado como provável para uma transferência seria na Estrada de Santo Antônio. Com relação às empresas BR, Ypiranga, Shell e Equador, entendeu-se que suportariam até uma cota próxima a 18 metros sem precisar de mudanças. Somente acima disso precisariam desmobilizar suas estruturas e se transferirem para o Porto Graneleiro.
Até o presente momento a Defesa Civil Municipal trabalha com um cenário não muito diferente dos movimentos anuais do rio, mas a preocupação com uma possível cheia, segundo informou o secretário adjunto da Sempedec, continua porque ainda são aguardadas muitas chuvas pela frente, levando em conta também o grande volume de precipitações que atingem as regiões dos rios Beni e Madre de Dios.
Fonte: Renato Menghi
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)