Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reuniões na Sala de Situação mantidas durante carnaval



    Apesar de decretado feriado municipal nos dias de carnaval, permanece ativa a Sala de Situação, base municipal de deliberações de assuntos relativos ao estado de alerta com o aumento do nível das águas do rio Madeira. Na última segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec) promoveu uma reunião com assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e com representantes das igrejas Católica e Wesleyana.

    A cota do rio Madeira no dia 16 permaneceu em 15,55 e do rio Abunã em 21,40. De acordo com José Pimentel, secretário adjunto da Sempedec, esses níveis não são alarmantes, mas exigem precauções. “A cota de transbordamento para Abunã é 23 metros, mas muito antes disso teríamos instalado um grave problema na altura de Mutum, onde faltam 45 cm para as águas alcançarem a BR. Na semana passada houve uma diminuição, mas agora voltou a ficar mais próxima do leito da pista. Estamos em contato com a Polícia Rodoviária Federal, com o Dnit e também com o Acre para deflagramos trabalhos conjuntos se isso ocorrer”, afirmou.

    A reunião na Sempedec tratou também da logística a ser efetivada em casos de desalojamentos de moradores de áreas de risco. Sobretudo, tratou de assuntos relacionados à situação legal de contratação de imóveis e contratação de embarcações. Também foram analisados os levantamentos efetuados sobre famílias que fazem jus ao empreendimento Orgulho do Madeira e iniciada uma triagem das famílias que já estão recebendo auxílio social. “Se estão recebendo o aluguel social, então precisam demonstrar os imóveis alugados. Não podem permanecer nas áreas de risco recebendo auxílio social”, explicou Pimentel.

    Os representantes da Igreja Católica e da Igreja Wesleyana apresentaram à Sempedc os abrigos que podem ser disponibilizados em caso de necessidade por parte da Prefeitura. “Trata-se de todo um trabalho preventivo que está sendo realizado nesses dias de carnaval, no sentido de não permitir que alguma coisa nos pegue desprevenidos em relação a esses assuntos”, enfatizou o secretário.

    Numa reunião anterior, realizada na sexta-feira (13) com representantes da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Departamento de Estradas de Rodagens e Transporte de Rondônia (DER), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e representantes de empresas distribuidoras de combustíveis, foi fechado um acordo para que o DER e a Semob realizem serviços de terraplanagens em dois acessos secundários, caso seja interditada a Estrada do Belmont. Assim, ainda que o rio Madeira avance para uma cota de 18 metros, continuará sendo possível transitar por essas vias.

    Tratou-se também da possibilidade de algumas empresas mudarem suas instalações para locais mais seguros. A única empresa que se viu com a real necessidade de mudança de local foi a Atem, porque está num local muito baixo. Com uma cota de 17 metros ela já precisaria desmobilizar sua estrutura e passar para outra área. O local apresentado como provável para uma transferência seria na Estrada de Santo Antônio. Com relação às empresas BR, Ypiranga, Shell e Equador, entendeu-se que suportariam até uma cota próxima a 18 metros sem precisar de mudanças. Somente acima disso precisariam desmobilizar suas estruturas e se transferirem para o Porto Graneleiro.

Até o presente momento a Defesa Civil Municipal trabalha com um cenário não muito diferente dos movimentos anuais do rio, mas a preocupação com uma possível cheia, segundo informou o secretário adjunto da Sempedec, continua porque ainda são aguardadas muitas chuvas pela frente, levando em conta também o grande volume de precipitações que atingem as regiões dos rios Beni e Madre de Dios.


Fonte:  Renato Menghi
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

Deputado Alex Redano é homenageado como membro benemérito pela Academia Rondoniense de Letras

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu o título em reconhecimento ao seu apoio à c

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero), por meio da Superintendência de Comunicação Social (Secom), esclarece que é falsa a informa

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

Assembleia Legislativa lança projeto Assembleia Cidadã com visita piloto de estudantes da Unir

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) deu um importante passo, na tarde da última terça-feira (26), com a realização da visita piloto do proj

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

PL da Cabotagem Aérea de autoria da deputada Cristiane Lopes ganhaforça para aprovação

A deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) esteve nesta terça-feira (26) em audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)