Terça-feira, 12 de março de 2013 - 12h13
Com objetivo de organizar e padronizar as feiras livres de Porto Velho, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) realizou reunião com os feirantes ontem, segunda-feira (11), no Teatro Banzeiros. Durante o encontro coordenado pelo adjunto da Semdestur, Eduardo Rauem, os participantes trataram sobre o recadastramento dos trabalhadores, carteira de identificação, organização da feira por setores e utilização das barracas padronizadas já adquiridas pela gestão municipal.
O secretário lembrou que o encontro desta segunda foi o terceiro da categoria com a atual gestão porque o prefeito Mauro Nazif tem todo interesse em melhorar as condições de trabalho para os feirantes e, consequentemente, o atendimento ao público que lá comparece. “O prefeito quer transformar as feiras livres em um espaços turísticos como acontece em outras capitais do Brasil”, enfatizou.
De acordo com Eduardo Rauen, o primeiro passo é o cadastramento (ou recadastramento) de todos que ali trabalham. “É assim que iremos defender os feirantes dos aproveitadores. Também é desta forma que iremos conhecê-los para organizá-los por setores - confecções, verduras, peixes, carnes, lanches e frangos, dentre outros”, explicou. Por meio do cadastro ainda será possível emitir a carteirinha de feirantes padronizada a cada um, completou. Os trabalhadores concordaram.
Quanto as barracas, o secretário explicou que elas foram encomendadas na gestão anterior, mas que a Semdestur vai se reunir posteriormente com os feirantes que vendem roupas para encontrar a melhor forma de adaptá-las às suas necessidades, já que entre os demais setores não houve reclamações. “Não estamos aqui para impor nada. Queremos encontrar juntos a melhor maneira de atendê-los dentro do que determina a lei. Somos parceiros e queremos o melhor para vocês”, frisou Eduardo Rauen.
Orientação
Foi informado que os fiscais da Coordenadoria Municipal de Posturas irão trabalhar intensamente durante uma semana junto aos feirantes com objetivo de orientá-los e conscientizá-los sobre o que determina a lei que rege as feiras livres. Os trabalhadores nesse período terão a oportunidade de tirar todas as dúvidas possíveis. Somente a partir de então, aqueles que praticarem qualquer irregularidade serão notificados e, em caso de desobediência, poderão até mesmo ser multados. “Vamos dar um voto de confiança a vocês para que façam o que é correto”, afirmou o fiscal de posturas Ueliton Mendes.
Cadastro
Servidores da Semdestur já estão fazendo o recadastramento dos feirantes na própria secretaria, ação que será intensificada a partir desta terça-feira (12). Para facilitar o acesso dos trabalhadores, o atendimento vai ser feito pela manhã e à tarde.
O encontro com os feirantes ainda contou com a presença do procurador do Município, Jeferson de Souza e da vereadora Fátima Ferreira (Fatinha), que representou a Câmara Municipal.
Fonte: Augusto José
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)