Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reunião discute criação do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Econômico do Município


O Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, reuniu-se na manhã da última quarta-feira, 13, com um grupo de lideranças empresariais para discutir a criação do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Econômico do Município. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O conselho, deliberativo e consultivo, terá como objetivo elaborar projetos e ações para a capital ao longo de 20 anos.

O prefeito Hildon Chaves afirmou que a entidade será gerida por uma Governança composta pela sociedade civil organizada, pelo poder público, faculdades e instituições públicas e privadas, que discutirão, em conjunto, as propostas da gestão municipal. “Queremos garantir que os projetos desencadeados pela administração municipal a longo prazo não sofram interferência política”, frisou o prefeito.

Para ele, a parceria com a iniciativa privada faz-se necessário para que haja o alinhamento institucional à criação da Governança. “Como prefeito, não tenho a expertise necessária para executar um trabalho desse nível para que possamos fomentar o desenvolvimento da nossa capital, por isso necessitamos de apoio técnico”, disse.

O chefe do Executivo municipal afirmou ainda que o grupo que se encontrava ali (na Fiero) era suprapartidário e é justamente essa pluralidade, segundo ele, que interessa, “pois o relatório de Diagnóstico Socioeconômico de Porto Velho é um trabalho técnico que busca melhorar a cidade como um todo".

De acordo com Hildon, apesar de o Município de Porto Velho ser maior que o Estado de Sergipe, ainda tem uma representação mínima na economia do Estado. “A base da economia encontra-se no interior, e não queremos mudar esse quadro, mas melhorar e fomentar o que já produzimos aqui na capital a partir da criação de políticas públicas voltadas para os diversos segmentos"

Segundo Marcelo Tomé, presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), que coordenou o Diagnóstico Socioeconômico, atualmente existe uma gestão com alinhamento político, ideológico, desenvolvimentista e compromissada com o Município. “A nossa preocupação é garantir o desenvolvimento da capital a longo prazo”, concluiu.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)