Segunda-feira, 8 de junho de 2015 - 11h52
Autoridades definem projeto estratégico de desenvolvimento do Porto de Porto Velho
Para tratar da execução do projeto estratégico de desenvolvimento do Porto de Porto Velho, a Diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) recebeu na quarta-feira (3) várias autoridades.
Entre os pontos abordados está a parceria com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) para manutenção e recuperação asfáltica do pátio do porto público com o intuito de melhorar a trafegabilidade das carretas que passam pela área diariamente; reforma e ampliação do armazém, instalação de tomadas específicas para atender à demanda de cargas refrigeradas, entre outros pontos.
Para o coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), Rubens Nascimento, cabe ao Conselho contribuir e buscar meios para que os investimentos estejam direcionados e possam contribuir com o andamento dos trabalhos do porto. “Existem fundos de investimento disponíveis para fazermos os devidos aportes, por isso a necessidade para trazer todas as autoridades aqui para concebermos o que é mais urgente e vital para agilizar ainda mais o funcionamento do porto”, disse Nascimento.
O chefe da Casa Civil, Emerson Castro, defende que o conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas na atual gestão do Governo Confúcio Moura propiciará o crescimento do Estado a longo prazo. “Quando pensamos em estrutura logística, pensamos na viabilização de projetos e ações que atendam à necessidade portuária, pois assim podemos aumentar a demanda e, consequentemente, gerar receita para continuar investindo. Nossa posição geográfica é um grande fator favorável”, frisou Castro.
O presidente da Soph, Leudo Buriti, falou sobre o esforço da entidade para reduzir custos e a busca incessante da modernização portuária. “Em contrapartida ao investimento da ordem de R$ 22 milhões para ampliação e modernização da estrutura portuária de Porto Velho, precisamos unir forças para cortar gastos e trazer novas empresas e receitas para viabilizar um projeto de futuro logístico inovador”, apontou.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, aproveitou a ocasião para entregar uma placa de agradecimento pela primeira participação do Porto de Porto Velho na 4ª edição da Rondônia Rural Show, realizada de 27 a 30 de maio, em Ji-Paraná.
Participaram ainda da reunião, o diretor Operacional do DER, engenheiro Ubiratan Bernardino Gomes; o deputado estadual, Aécio da Tv, representando a Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa; e Márcio Assis, gerente da CMA CGM do Brasil, multinacional da área de transportes.
Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Decom - Governo de Rondônia
Em Brasília, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil/RO) fez questão de participar, ainda que remotamente, da audiência pública promovida p
Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados
Em uma vitória expressiva para a transparência e o combate à corrupção, o Congresso Nacional leu oficialmente nesta terça-feira (17) o requerimento
Os deputados estaduais de Rondônia aprovaram, durante a sessão de terça-feira (17), o Projeto de Lei 888/2025, que autoriza o Poder Executivo a abri
Assembleia aprova Projeto de Lei que institui o “Julho Laranja” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia, na sessão plenária de terça-feira (17) aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), de autoria do vice-presidente