Quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 - 05h14
Dispostos a melhorar o sistema penitenciário em diversos aspectos, diretores de unidades prisionais reuniram-se ontem (20) com o secretário estadual de Justiça, Marcos Rocha. Debateram problemas enfrentados e colocaram em pauta a reinserção social.
De acordo com o secretário, todas as situações serão analisadas. “Somos uma equipe, precisamos acreditar na mudança”, ele afirmou. Para Rocha, o diretor tem papel muito importante dentro do sistema, pois é dele o poder de decisão e a liderança, ambos essenciais ao bom funcionamento do setor.
Segundo o diretor da Penitenciária de Médio Porte (Pandinha), Emerson Fernandes, não há padronização nas unidades de Porto Velho. “Cada unidade tem sua particularidade e suas necessidades, o ideal seria a visitação da equipe da Sejus, para ver a verdadeira problemática”, destaca.
Maria da Conceição é diretora do presídio feminino, e está há 25 anos no sistema, ela acredita que toda mudança é necessária, ainda mais dentro das unidades.
“Meu trabalho é aqui, e eu faço com muito amor. Hoje o presídio feminino desenvolve muitos trabalhos sociais, e a reinserção social está sempre nos apoiando, mas ainda é muito invisível para alguns”, relata.
Para o diretor da Penitenciária Aruana, Adriano Furtunato o trabalho de ressocialização do apenado é muito importante. “Procuramos desde o início, a execução de trabalho. Hoje dos 139 apenados que nós temos na unidade, cem estão em atividades. Temos 60 vagas de curso, e 15 no Brasil Alfabetizado, graças à reinserção social estamos fazendo nessas atividades”, finaliza.
Fonte
Texto: Larissa Lopes – Assessoria Sejus
Fotos: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Decom - Governo de Rondônia
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,