Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reunião aborda ações do TCE, MP e da CGU-RO no fomento à implantação de ouvidorias nos municípios


Reunião aborda ações do TCE, MP e da CGU-RO no fomento à implantação de ouvidorias nos municípios - Gente de Opinião
O conselheiro Francisco Carvalho e a equipe da Ouvidoria
do TCE-RO na reunião com os representantes da CGU-RO

 

Foi realizada na segunda-feira (18), na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), reunião com a participação de representantes da Corte de Contas e da Controladoria-Geral da União – Regional Rondônia (CGU-RO) visando demonstrar os resultados alcançados pela parceria formalizada entre as instituições, com a participação ainda do Ministério Público Estadual (MP-RO), a qual tem como objetivo fomentar a implantação de ouvidorias nos municípios de Rondônia.

Participaram do encontro, pelo TCE-RO, o conselheiro ouvidor Francisco Carvalho da Silva, a chefe de Gabinete da Ouvidoria, Fátima Fernandes, e o assessor Felipe Lima; e pela CGU-RO, o superintendente regional João Mourão Mendes e a técnica Leila Juliari Cunha.

Na ocasião foram repassados pelo conselheiro ouvidor Francisco Carvalho ao superintendente João Mourão os resultados alcançados no projeto “Fomentar a implantação de ouvidorias nos municípios”, cujas diretrizes focam no subsídio aos gestores municipais de informações relativas a experiências obtidas com o advento da Ouvidoria no âmbito do TCE, MP e da CGU-RO.

Foi destacado, entre outros números, que 100% dos municípios pertencentes ao polo de Porto Velho já receberam orientações técnicas. Ainda nessa primeira fase do projeto, os municípios de Ariquemes, Vale do Paraíso e Machadinho do Oeste, por iniciativa própria, solicitaram e foram atendidos com orientações repassadas pela Ouvidoria do TCE-RO.

Outro ponto mencionado no trabalho foi a implantação de sistemas eletrônicos, destacando-se que 50% das prefeituras do polo de Porto Velho e 16,67% das câmaras possuem sistemas, em especial o e-Ouv, disponibilizado pela CGU, totalmente sem custos, aos órgãos públicos interessados.

AGRADECIMENTO

Ainda durante a reunião, o superintendente regional João Mourão, ao agradecer a parceria com o TCE-RO na ação de implantação de ouvidorias nos municípios, disse que o objetivo é que nas etapas subsequentes todos os 52 municípios de Rondônia sejam contemplados.

Já o conselheiro ouvidor Francisco Carvalho citou diversas ações e ferramentas disponibilizadas pela Corte de Contas para o incremento da transparência e da informação ao cidadão, entre as quais, o portal Tô no Controle (acesse aqui), que se constitui em uma verdadeira radiografia da realidade atual e passada da administração pública municipal rondoniense, trazendo números, indicadores e informações sobre os 52 municípios.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)