Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 - 12h38
O público atendido pelo Restaurante Comunitário Prato Cheio e o Barco Social será mobilizado para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) através da campanha de carnaval realizada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
Conforme a programação da Seas, a mobilização e entrega de kits de prevenção serão feitas no Barco Deus é Amor no próximo dia 20. O transporte fluvial é oferecido pelo governo de Rondônia de forma gratuita e atende à população de baixa renda dos distritos de Porto Velho e toda a região do Vale do Guaporé. Ocupa um papel estratégico para o deslocamento de ribeirinhos para atendimento médico e também no escoamento da produção agrícola.
Já o público que frequenta Restaurante Comunitário Prato Cheio receberá as ações de sensibilização no dia 24. O restaurante atende a cerca de 1.5 mil pessoas por dia, está localizado na rua Teotônio Vilela, sub esquina com a José Amador do Reis, no bairro Tancredo Neves. No local a refeição é oferecida a R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30.
ESTRATÉGIA
Para a coordenadora estadual de Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, Cleusa Firmino, a escolha dos locais que receberão as ações estratégicas é devido ao grande movimento de público atendido por cada um deles e pela função de assistência social que desempenham. Para ela, mais que garantir a segurança alimentar, o Restaurante Comunitário Prato Cheio é um estabelecimento de disseminação de conhecimento e fomentação cultural.
‘‘Desde 2011 o estado aderiu ao Programa de Segurança Alimentar Nacional e vem trabalhando nesse sentido com a construção do restaurante comunitário, que é uma garantia de direitos humanos. Além do baixo custo, com o restaurante trabalhamos também a educação alimentar da população, inclusive há relatos de pessoas que frequentam o local e melhoraram as condições de saúde, reduzindo o peso, e isso é muito importante para nós que moramos em um País que tem problemas com obesidade’’, disse Cleusa.
Para a coordenadora, é importante levar um serviço a mais ao restaurante com a sensibilização do público contra as DSTs. ‘‘Em todo o Brasil há preocupação com as DSTs, que no carnaval há grande risco de disseminação, então essa campanha é muito importante, e como no restaurante passa um grande número de pessoas, é uma oportunidade de conscientizar um público diversificado’’, ponderou.
A coordenadora aproveitou para informar à população que o restaurante comunitário só não funcionará no feriado do dia 28.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
A cadeia produtiva do leite em Rondônia ganhou um novo reforço para 2025. O presidente da Assembleia Legislativa Alex Redano (Republicanos), garanti
Vereador Everaldo Fogaça e secretários ouvem demandas da população no bairro Igarapé
Na noite de quinta-feira, (24/07), o bairro Igarapé foi palco de uma importante reunião entre o vereador Everaldo Fogaça (PSD), os secretários Paulo
Deputado Alex Redano convida população para prestigiar os 40 anos da Expoari
“A Expoari é muito mais do que entretenimento. É um marco para a economia de Ariquemes, do Vale do Jamari, de Rondônia e de toda a região Norte. Ten
Deputado Cirone anuncia mutirão para emissão de identidade em Cacoal e Pimenta Bueno
Os municípios de Cacoal e Pimenta Bueno serão contemplados, durante o mês de agosto, com mutirões de emissão de carteira de identidade. A ação foi a