Quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 16h14
Quem serviu ao Exército nos últimos cinco anos deve se apresentar, para atualizar seus dados, no período de 09 a 16 de dezembro de 2013. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (ExAR), que é realizado anualmente. Da primeira a quarta apresentação poderá ser feita pela internet no endereço www.exarnet.eb.mil.br. A quinta apresentação será obrigatoriamente presencial nas dependências do Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, no seguinte endereço: Rua Duque de Caxias 935, Bairro Caiari.
Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, o ExAR é obrigatório para todos os oficiais e praças de carreira da reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial oriundos de CPOR/NPOR; portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em “situação especial” e Reservistas de 1ª e 2ª categorias.
Portadores de CDI classificados em "Situação Especial" e reservistas de primeira e segunda categorias também devem ficar em dia com suas obrigações militares. Os de primeira categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões. Os de segunda são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em Tiros de Guerra.
Caso perca esse prazo, o reservista poderá fazer o ExAR posteriormente em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá que pagar multa pelo atraso.
Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o ExAR por intermédio de uma repartição consular.
As apresentações anuais obrigatórias no ExAR devem estar anotadas no Certificado de Reservista, documento que constitui prova de que o reservista está em dia com suas obrigações militares.
A defesa do Brasil, antes de um dever, é direito de todo cidadão.
Fonte: Colaboração PMPV/Junta do Serviço Militar/Cmdo 17ªBda Inf Sl
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova crédito suplementar de R$ 2 milhões para reforçar sistema prisional de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei 1092/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional su

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)