Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Reservistas do Exército devem se apresentar em dezembro


Quem serviu ao Exército nos últimos cinco anos deve se apresentar, para atualizar seus dados, no período de 09 a 16 de dezembro de 2013. A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (ExAR), que é realizado anualmente. Da primeira a quarta apresentação poderá ser feita pela internet no endereço www.exarnet.eb.mil.br. A quinta apresentação será obrigatoriamente presencial nas dependências do Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, no seguinte endereço: Rua Duque de Caxias 935, Bairro Caiari.

Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, o ExAR é obrigatório para todos os oficiais e praças de carreira da reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial oriundos de CPOR/NPOR; portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em “situação especial” e Reservistas de 1ª e 2ª categorias.

Portadores de CDI classificados em "Situação Especial" e reservistas de primeira e segunda categorias também devem ficar em dia com suas obrigações militares. Os de primeira categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões. Os de segunda são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em Tiros de Guerra.
Caso perca esse prazo, o reservista poderá fazer o ExAR posteriormente em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mas terá que pagar multa pelo atraso.

Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o ExAR por intermédio de uma repartição consular.

As apresentações anuais obrigatórias no ExAR devem estar anotadas no Certificado de Reservista, documento que constitui prova de que o reservista está em dia com suas obrigações militares.
A defesa do Brasil, antes de um dever, é direito de todo cidadão.

Fonte: Colaboração PMPV/Junta do Serviço Militar/Cmdo 17ªBda Inf Sl

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)