Terça-feira, 27 de julho de 2010 - 06h12
Na manhã desta segunda-feira (26) reuniram-se na sede da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas - FEEMPI, representantes do setor produtivo das micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte com os candidatos ao governo e senado, Eduardo Valverde e Fátima Cleide, respectivamente. Os assuntos principais foram futuras ações de fomento para o setor representado na ocasião.
Inicialmente o Presidente da FEEMPI, Leonardo Sobral, apresentou aos parlamentares os significativos números da implementação em Rondônia da Lei Geral para micro e pequenas empresas, em especial o capítulo que regulamenta o EI – Empreendedor Individual.
![]() |
Os parlamentares, que apoiaram a aprovação da Lei no congresso federal, surpreenderam-se com a estrutura oferecida pela FEEMPI, em parceria com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ameron, Acrecid, Simpi e Sebrae, aos trabalhadores informais que desejam tornar-se empreendedores individuais.
Sobral demonstrou aos candidatos como o processo de abertura de empresa através do EI tornou-se simplificado. “Em Rondônia o número de empresas cadastradas legalmente se aproximava de trinta mil. Em 95 dias úteis cadastramos em torno de quatro mil novos empreendedores individuais no Estado. Esses novos CPFs representam avanço para os pequenos empreendedores e para os governos nas três esferas”, completou o presidente.
O segundo momento da reunião contou com a entrega de uma PL – Projeto de Lei em benefício dos pequenos empresários da região amazônica. O texto do projeto trata da de uma melhoria no processo de concessão de créditos e baixa de juros aos empreendedores das regiões contempladas pelo FNO – Programa de Financiamento do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.
O documento entregue aos candidatos pelos Diretores do Sindicato da Industria Extrativa do Estado de Rondonia - SINDIEXTRATIVAS/RO - Paulo Honorato e do SIMPI - Luiz Marques Sobrinho, já está no congresso federal (PL 5683) e contaria com o apoio de ambos os candidatos para ser incluso na Medida Provisória 487, através de uma emenda. Outro ponto discutido foi em relação à distribuição tributária que dificulta o poder de atuação dos pequenos empresários no mercado.
Presentes na proveitosa reunião para o futuro dos micro e pequenos empresários estavam os candidatos a governador e senadora, Eduardo Valverde e Fátima Cleide, o Presidente da FEEMPI – Leonardo Calmon Sobral, os Diretores Superintendente e Técnico do Sebrae – Pedro Teixeira Chaves e Hiram Rodrigues Leal, os Diretores Sindicais – Paulo Honorato e Luis Marques Sobrinho.
Fonte: Simpi/RO
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)