Segunda-feira, 5 de março de 2018 - 18h16
O coordenador Técnico, Volkmar Schuler, primeiro à esquerda, acompanhado por comitiva de representantes da universidade e Câmara de Ulm e do gerente da escola Senai Cetem, Gideoni Oliveira (centro).
A Câmara de Ulm e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia mantêm parceria para o desenvolvimento de programa educacional com intercâmbio de instrutores entre o Brasil e a Alemanha. Em continuidade às ações do programa, representantes de Ulm estão em Porto Velho para avaliar o projeto BR 665 HWK Ulm Senai-RO.
Formada pelo avaliador Herbert Eisele; do representante do governo alemão, Ulrich Stein; do coordenador da Câmara de Ulm, Norbert Maier; do coordenador Técnico, Volkmar Schuler, acompanhados pelo intérprete Celerino, a equipe alemã, de 5 a 8 de março, em paralelo às visitas técnicas, participam de reuniões com diretores do Sesi-Senai e IEL; de visitas técnicas a indústrias e instituições locais, dentre elas, a fábrica de refrigerantes Dydyo, Votorantim Cimentos, Malinski Madeiras e Sebrae.
O presidente do Sistema Fiero e do Conselho Deliberativo do Sebrae – RO, Marcelo Thomé, defende o fortalecimento de parcerias que visam o desenvolvimento da indústria local e proporcionar melhoria de vida para o trabalhador da indústria que passa a ter acesso a um leque maior de oportunidades de qualificação. “O conhecimento é a base para o crescimento profissional do colaborador e impulsiona o crescimento industrial da região”, afirma Thomé.
Segundo o superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai – RO, Valério Duarte, a parceria tem sido fundamental, por contribuir para transferência de tecnologia voltado ao atendimento de demandas das indústrias rondonienses. Sobre a cooperação entre Alemanha e Brasil, Duarte ressalta que o projeto evoluiu como experiência enriquecedora oportunizando novos conhecimentos.
O Senai atua como parceiro da indústria e indutor de tecnologia às empresas. Quando o assunto é qualificação profissional e técnica para o mercado de trabalho, o Senai é referência no Brasil e, em especial, em Rondônia. Garante o diretor técnico Sesi-Senai-IEL-RO, Ademir Vicente, que ressalta a experiência como oportunidades de novos conhecimentos para professores e alunos.
De acordo com o gerente do Centro Tecnológico em Mecatrônica Senai - Professor Doutor Volkmar Schuler, Gideoni Oliveira, a apresentação de resultados, tanto da equipe Senai quanto dos avaliadores alemães, encerra as atividades programadas.
O projeto de cooperação internacional entre Senai de Rondônia, a Universidade de Ulm e a Câmara de Comércio Exterior da cidade de mesmo nome, iniciou em 2010.
Fonte: Ascom / Fiero
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis