Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Relator analisa limitação de contratação de comissionados


 

Durante reunião no Plenarinho na manhã de ontem, terça-feira (1º), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, Marcelino Tenório (PRP), designou o deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) para ser relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16/2015. A matéria limita o número de cargos comissionados no governo do Estado.

O autor da PEC, deputado Léo Moraes (PTB), explicou que a intenção é ajudar o Executivo a enxugar a máquina administrativa. De acordo com o parlamentar, se não for delimitado o número de comissionados o governo terá dificuldade em contratar aprovados em concurso.

“A PEC vai ao encontro do que o próprio governador declarou recentemente em seu blog, de que deve enxugar a máquina. O projeto foi apresentado antes da declaração dele, mas está de acordo com o que ele disse”, explicou Léo Moraes.

Os membros da CCJ também aprovaram por unanimidade outro projeto de autoria de Léo Moraes. Essa outra matéria destina a desportistas milhagens aéreas de viagens de deputados e de servidores da Assembleia Legislativa.

O parlamentar explicou que anteriormente a intenção era conceder as milhagens também do Executivo, mas isso poderia resultar em problemas.

“Da forma como o projeto ficou é mais fácil de administrar. Acredito que três servidores da Assembleia Legislativa podem cuidar disso. É uma forma de a Assembleia Legislativa apoiar os desportistas”, explicou.

Também participaram da reunião os deputados Adelino Follador (DEM), Laerte Gomes (PEN) e Saulo Moreira (PDT).
Projetos

Na reunião foram distribuídos também os seguintes projetos: Projeto de Lei n° 159/15, de autoria do deputado Ezequiel Junior (PSDC), que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de cláusula nos contratos de adesão dos serviços de telefonia fixa, de telefonia móvel e de banda larga, informando que o contratante poderá optar pela rescisão sem ônus, por má qualidade do serviço prestado, independente dos prazos de fidelização.

Veto total n° 040/15, do Poder Executivo, ao Projeto de Lei Complementar n° 037/15, de autoria da Comissão de Agropecuária e Política Rural, que revoga os artigos 6°, 8° e 10° da Lei Complementar n° 714, de 17 de maio de 2013, que institui a Política Estadual de Apoio ao Associativismo e Cooperativismo (Polecoop) e dá outras providências.

Veto total n° 041/15, do Poder Executivo, ao Projeto de Lei 066/15, de autoria da deputada Rosângela Donadon (PMDB), que estabelece normas gerais para realização de concurso público pela administração direta, indireta, autárquica e fundacional em Rondônia.

Veto total n° 042/15, do Poder Executivo, ao Projeto de Lei n° 149/15, de autoria do Poder Executivo que dá nova redação a dispositivos da Lei n° 2. 447, de 8 de abril de 2011, Lei n° 2.635, de 22 de novembro de 2011, e Lei 2.658, de 20 de dezembro de 2011, e dá outras providências.

Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 15/15, de autoria do deputado Jesuíno Boabaid, que acrescenta o parágrafo 6° ao art. 88 da Constituição do Estado.

Projeto de Decreto Legislativo nº 32/15, de autoria do deputado Ezequiel Júnior, concedendo Medalha de Mérito Legislativo à senhora Maria de Deus Alves Carneiro, em alusão aos bons serviços prestados em favor da Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (Feder).

Projeto de Decreto Legislativo nº 33/15, de autoria do deputado Maurão de Carvalho (PP), que suspende a execução da Lei n° 3.179, de 30 de setembro de 2013.

Projeto de Lei Complementar 041/15, de autoria do Poder Executivo, que dá nova redação, altera, acrescenta artigos e regionaliza unidades administrativas da Lei Complementar n° 369, de 22 de fevereiro de 2007, que define competências de cargos públicos criados no âmbito do Detran/RO, em face da Lei Complementar nº 827, de 15 de julho de 2015, que dispõe sobre a estruturação organizacional e o funcionamento da administração pública estadual, extingue, incorpora órgãos do Poder Executivo Estadual e dá outras providências.

Projeto de Lei Complementar 044/15, de autoria do Poder Executivo, que institui o Fundo de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Administração Tributária (Fundat) e dá outras providências.

Projeto de Lei 212/15, de autoria do Poder Executivo, que acrescenta dispositivos à Lei n° 688, de 27 de dezembro de 1996, que institui o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Projeto de Lei 213/15, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para a População Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI).

Projeto de Lei 216/15, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei n° 959, de 28 de dezembro de 2000, que instituiu o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).

Projeto de Lei 217/15, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei n° 950, de 28 de dezembro de 2000, que instituiu o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Projeto de Lei 219/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a transferir, mediante doação, edificações pertencentes ao Estado, ao município de Ouro Preto do Oeste.

Projeto de Lei 220/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a transferir, mediante doação, edificações pertencentes ao Estado, para o município de Alvorada do Oeste.

Projeto de Lei 221/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a transferir, mediante doação, edificações pertencentes ao Estado, para o município de Vilhena.

Projeto de Lei 222/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a transferir, mediante doação, edificações pertencentes ao Estado, para o município de Pimenta Bueno.

Projeto de Lei 223/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a transferir, mediante doação, edificações pertencentes ao Estado, para o município de Ji- Paraná.

Projeto de Lei 224/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a transferir, mediante doação, edificações pertencentes ao Estado, para o município de Jaru.

Projeto de Lei 225/15, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a transferir, mediante doação, edificações pertencentes ao Estado, para o município de Novo Horizonte do Oeste.

Fonte: Nilton Salina

Gente de OpiniãoSábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Sábado, 16 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)